INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 80 SOB O TEMA:
“A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR” (4)
Os deuses de Roma
Durante a vida de Jesus foram imperadores em Roma César Augusto e depois Tibério César. Augusto reinou desde 30 antes de Jesus a 14 após o nascimento. Ele fundou a dinastia imperial romana da família Cláudia. Tibério, filho da segunda esposa de Augusto, governou de 14-37 DC e sob o seu mandato foi morto Jesus. Depois de Tibério, Roma foi governada por outros Césares: Calígula, Cláudio, Nero... Tibério converteu Augusto, seu pai adoptivo, num deus. Aos poucos, a ambição de poder determinou que os Césares exigissem dos seus súbditos uma adoração pessoal como se fossem deuses. No tempo de Jesus, a tendência para divinizar o imperador romano estava aumentando. Depois ficou definitivamente estabelecida até a queda do império.
Calígula fez-se adorar em vida. Os Césares fizeram-se imagens que deviam ser reverenciados e mandavam ajoelhar na sua presença. Israel resistiu teimosamente a essa prática que considerava uma blasfémia horrível.
Os líderes religiosos judeus, apesar de teoricamente não aceitarem que César era deus, na prática, fecharam os olhos e nada fizeram em cumplicidade com o estabelecido. Por nacionalismo e fé religiosa em Javé, o Deus único, os zelotas opõem-se ardentemente ao pagamento de impostos para o "deus de Roma" e, com isso, Jesus também concordava
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home