sábado, fevereiro 19, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 82 SOB O TEMA:

“JUDAS TRAIDOR” (5º e último)



"É Melhor Nunca Ter Nascido"


Judas foi a tal ponto apontado como o pior entre os ruins que certa tradição cristã afirma que se se pode dizer que alguém, com certeza, já está no inferno, esse alguém é ele.


Esta tradição é apoiada por uma citação de Jesus sobre Judas na Última Ceia: “Mais lhe valera não ter nascido” (Mateus 26, 24). Mas esta frase atribuída a Jesus por quem escreveu o evangelho, não foi dita por ele. É entendida como um alerta dramático de advertência às comunidades cristãs para não traírem os seus companheiros. Mateus e Marcos colocaram-na na boca de Jesus para lhe conferir mais autoridade e a relacionaram com Judas para lhe darem um contexto histórico.


Os anos em que os Evangelhos tomaram a sua forma definitiva foram para os cristãos uma época de clandestinidade. Eles foram perseguidos pelo poder romano nas províncias do império. Às vezes aconteciam delações mas, mesmo sem elas ocorreram, qualquer deslize podia ser a causa de morte de qualquer um dos membros da comunidade.
A frase que foi junta pelos evangelistas não deve ser lida como uma declaração de condenação, de "inferno" para a pessoa de Judas, mas como um aviso para a comunidade:
“É melhor não ter nascido para a comunidade cristã se no fim vai trair os irmãos. Se é para causar danos é melhor não entrares.”

Site Meter