sábado, fevereiro 26, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 83 SOB O TEMA:

“OS JUDEUS MATARAM JESUS?” (5)


Um Antagonismo que teria quebrado o coração do judeu Jesus.
De acordo com a jornalista britânica Lesley Hazleton, judia cristã, se houve uma causa que terá levado à separação definitiva entre Judaísmo e do Cristianismo, foi a destruição do Templo de Jerusalém no ano 70 após a morte de Jesus.
E ela descreve esse momento:


- “A maioria dos sacerdotes saduceus de elite foram massacrados, deixando o caminho aberto para o movimento dos fariseus. Durante os 200 anos seguintes, primeiro na costa do Mediterrâneo e depois na Galileia, os seus descendentes assentaram a base do judaísmo rabínico que conhecemos hoje. Na ausência do Templo material ou qualquer outro que pudesse ser reconstruído num futuro próximo, os primeiros rabinos conceberam em seu lugar uma vasta estrutura filosófica da ética e normas jurídicas: a Mishná e mais tarde o Talmud ".


Os palestinianos que seguiam os ensinamentos de Jesus e viram nele um profeta da renovação judaica dispersaram-se durante o caos que se seguiu devido à destruição do Templo mas então, o brilhante talento de organizador de Paulo, tinha criado um movimento não judeu que cresceu a um ritmo rápido ao longo de todo o resto do Mediterrâneo. Este movimento, que já mostrava uma forte implementação, em breve predominaria.


O profeta palestiniano converter-se-ia em Cristo, um ser divino na sua imagem helenística e o seu judaísmo seria suavizado e mesmo Paulo, apesar de ser um fariseu, os autores dos Evangelhos distorceram seriamente o papel dos fariseus para evitar acusações de Roma e aumentar o antagonismo das autoridades. Em vez dos romanos, os judeus é que eram retratados como adversários ...


A fé do Novo Testamento começou a definir-se em contra posição com o Antigo Testamento. Os judeus foram separados dos cristãos, e os cristãos das suas raízes judaicas. A separação tomou o lugar de renovação e a ruptura tomou o lugar da continuidade. Isto, sem dúvida, teria quebrado o coração de Maria, e ainda mais de seu filho Jesus.

Site Meter