quarta-feira, março 30, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 88 SOB O TEMA:


“ FIM DO MUNDO” (1)


Jesus Estava Errado e as Primeiras Comunidades Também.



Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas mostram uma série de discursos de Jesus sobre a catástrofe que paira sobre o mundo. Esses discursos são chamados de "escatológicos" (o fim) ou "apocalíptico" (a "revelação" do fim), muito comum na tradição profética de que Jesus era herdeiro.

Jesus acreditava que o fim do mundo injusto em que vivia, o fim do Reino de Roma e da vinda do Reino de Deus estava iminente.
Na sua maneira de proclamar o evangelho e de desafiar as autoridades, a pressa que se advinha em muitas das suas palavras, a sua impaciência, indicam que Jesus acreditava que a hora estava perto e que ele mesmo chegaria a vê-la.
Jesus estava errado e a urgência e a impaciência dele, a herdaram os primeiros cristãos que viveram durante o século primeiro da nossa era, sempre pendentes do fim do mundo, esperando que a ele viessem a assistir.
Estavam também errados e Paulo teve de chamar-lhes a atenção em várias ocasiões (2 Tessalonicenses 2,1-7 e 3,6-12), embora ele próprio também estivesse convencido de que o dia do fim do mundo estaria já próximo.(1 Tessalonicenses 4.13-18).
Aqueles eram tempos de severas perseguições contra os cristãos e as comunidades aguardavam ansiosamente o dia da libertação. É neste contexto que estes discursos foram escritos nos Evangelhos e também no Apocalipsis, último livro da Bíblia destinado a consolar os cristãos que sofriam o poder imperial de Roma.
Na opinião de vários especialistas o Apocalipsis é "o livro mais político” do Novo Testamento, já que anuncia o fim do poderoso Império Romano, embora as críticas, as opiniões e a análise desse período da história seja feita numa fraseologia densa, cheia de simbolismos, às vezes bonita, às vezes incompreensível.

Site Meter