quarta-feira, abril 06, 2011

ENTREVISTA FICCIONADA
COM JESUS Nº 89 SOB O TEMA:
“A BÍBLIA E A ECOLOGIA”



RAQUEL - Aquecimento global, secas, furacões, inundações. O prognóstico para o nosso planeta não pode ser mais alarmante. Em poucos anos, metade da população do mundo não terá água para beber. Bons e calorosos dias, Jesus Cristo.
JESUS - Sim, é verdade Raquel, que está ficando quente aqui no Mar Morto.
RAQUEL No seu tempo era mais fresco?
JESUS - Sim, muito mais. A minha terra sempre foi quente, mas não tanto quanto agora...
RAQUEL As Emissoras Latinas estão agora instaladas ao longo das muralhas de Jerusalém Oriental. No programa anterior, e neste lugar altamente simbólico, o senhor disse-nos ter-se equivocado há dois mil anos ao ter calculado quando seria o fim do mundo.
JESUS - Sim, um erro muito maior do que o do nosso pai Isaque quando confundiu um filho com o outro…
RAQUEL - Então, retirou toda a responsabilidade a Deus sobre os acontecimentos que levam a esta hecatombe e nos lançou um apelo dramático para nós, seres humanos, evitarmos esse fim. Sou fiel às suas palavras?
JESUS - A Raquel é uma repórter fiel. Disse isso.


RACHEL – Pois bem, ontem e hoje chegaram à nossa Emissora mensagens de activistas de diferentes organizações. Ficaram entusiasmados com as suas palavras e estão ansiosos para ouvir de sua boca mais propostas ecológicas que os inspirem nas suas reivindicações... Ouça o que eles dizem...
JOVEM -Jesus Cristo, eu falo em nome de um grupo de jovens. Depois de o ouvir, pensamos que o senhor é dos nossos. O senhor é verde… caramba! Por que não nos recorda as suas palavras sobre a relação entre o homem e a natureza?
RACHEL - O que o senhor quer dizer aos nossos ouvintes mais novos?
JESUS
- Estou decepcionado ... é que eu não falei sobre o problema que ele mencionou ...


RAQUEL – Não disse nada?
JESUS - Nada.
RAQUEL - Um homem tão sensível para os lírios do campo e as aves do céu, um poeta do amor, vai nos dizer agora que não tem sensibilidade ambiental?


JESUS - Não, não. Olha, Raquel, essa palavra que o jovem disse, "natureza", eu nunca a usei…
RAQUEL - E que palavras usava?


JESUS - Criação. Deus o Criador e o mundo sua Criação. E a única coisa ruim foi que desde a primeira página da Escritura, nos ensinavam: "encham a terra, semeiam-na. Dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu ... "
RAQUEL - Como numa guerra?


JESUS - Também, como na guerra. E com estas palavras arranjámos reis da criação, donos no mundo, pessoas orgulhosas com o direito de maltratar a terra, os animais… Não percebemos que a terra não é nossa, nós é que pertencemos a ela. Devemos cuidar da Terra como de uma mãe.
RACHEL – O senhor não teve, então, nenhuma consciência ecológica?


JESUS - Não, eu entendo o mundo como as pessoas do meu tempo. A esse jovem que falou eu dir-lhe-ia que não me pergunte a mim. Que se inspire naquilo que as ciências ensinam sobre as maravilhas de Deus.
RACHEL - Mas então, a Bíblia ...
JESUS - A Bíblia não ensina tudo. Deus não se encaixa em nenhum livro. Nem em todos os livros do mundo.


RAQUEL - O senhor fala da criação. Mas na actualidade falamos sobre a evolução. Sabe o que eu quero dizer?
JESUS - Não, não tenho idéia.


RAQUEL - Criação ou evolução? Será o controverso tema da nossa próxima entrevista. Amigos, não percam a nossa sintonia e esperem-nos amanhã.
Das muralhas de Jerusalém Oriental, Raquel Pérez, correspondente especial.

Site Meter