segunda-feira, abril 04, 2011

INFORMAÇÃO ADICIONAL

À ENTREVISTA Nº 88 SOB O TEMA:
“FIM DO MUNDO” (5)
A Terra está Viva e agora está Doente


Para agir com responsabilidade ecológica precisamos de informação. Depois de séculos de pensar em "progresso" linear e indefinido, os seres humanos estão aprendendo o erro de linearidade presente, sabendo agora que os recursos naturais se esgotam, sentimo-nos como passageiros do mesmo navio, no qual nos salvamos todos ou nos afundamos todos.



Agora sabemos que somos vida na Vida que habita a Terra, que o nosso planeta é um sistema vivo que regula a sua temperatura e se defende de mil maneiras para se manter vivo, assim como o fazem todos os seres vivos.


A teoria Gaia, proposta pelo cientista inglês James Lovelock defende que a Terra é um planeta diferente na sua composição química por ser um planeta que tem vida o que é ainda difícil de entender. Hoje sabemos que a espécie humana, predatória e perdulária fez com que a Terra se tornasse gravemente doente.


O factor mais perigoso que aflige nosso mundo de hoje é o aquecimento global misturado com o obscurecimento global, em resultado do uso irracional de combustíveis fósseis e outros produtos químicos. Hoje sabemos que a radiação solar, a principal fonte de energia que nos mantém vivos, está cada vez mais enfraquecida pelos produtos químicos na atmosfera e que a contaminação produzida pelas nossas fábricas e carros está aquecendo o planeta de forma irreversível comprometendo todas as formas de vida mas ainda nos custa tirar as consequências a partir dessas notícias tão más.


Recomendamos o mais recente trabalho do cientista que deu destaque para a teoria Gaia, James Lovelock, intitulado "Revenge of the Earth" (Planeta, 2007). A leitura põe em pé os meus cabelos(o "heurística do medo") e nos incentiva a uma ética: atitudes, decisões e lutas que impeçam que este mundo, o nosso mundo, a nossa civilização entre em colapso, como resultado da reacção da Terra contra a vida irresponsável, que está levando a espécie a que pertencemos

.

Site Meter