segunda-feira, abril 11, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 89 SOB O TEMA:


“A BÍBLIA E A ECOLOGIA” (4)



Falam os Cientistas


A Ciência e não a Bíblia, a Espiritualidade e não as Religiões monoteístas, nos falam da interligação de nossa espécie humana com tudo o que é vivo e nos explicam as maravilhas da Vida que nos rodeia. Procurar a dignidade da vida, não é apenas a dignidade da vida humana. Superar o antropocentrismo em que fomos educados é indispensável para proteger a vida.


Assim reflecte o astrofísico Carl Sagan no seu livro "Um Pálido Ponto Azul”. Como é possível que quase nenhuma das grandes religiões tenha olhado para a ciência e concluído: "Isto é muito melhor do que nós pensamos! O Universo é muito mais importante do que os nossos profetas haviam dito, mais grandioso, mais subtil, mais elegante "


Em vez disso, dizem: "Não, não, não! O meu deus é um deus pequeno e eu quero mantê-lo assim”. Uma religião, antiga ou nova, que faz finca-pé da grandiosidade do universo, ou como o revela a ciência moderna deveria ser capaz de perder em definitivo essas ideias de reverência e temor apenas exploradas pela sabedoria convencional.


Diz o psicólogo e historiador da ciência Michael Shermer: O que poderá ser mais comovente do que examinar uma galáxia distante com um telescópio de 100 polegadas; segurar nas mãos um fóssil com uma centena de milhões de anos ou uma ferramenta de pedra com 500 mil anos; ou parar em frente do imenso abismo do espaço e do tempo que é o Grand Canyon; ou escutar um cientista que investiga a criação do universo, sem pestanejar?


Isso é a ciência profunda e sagrada. Mas a ciência não se opõe à Espiritualidade, pelo contrário, reforça-a com mil e uma evidências sobre a complexidade, beleza, diversidade e a maravilha da vida. Há grandes cientistas que encontraram nessas maravilhas um sentido transcendente, um Mistério – chamarem-lhe Deus ou darem-lhe outro nome não relevante.

Site Meter