quinta-feira, abril 28, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS




À ENTREVISTA Nº 90 SOB O TEMA:




“VIEMOS DOS MACACOS?





Washoe, Dá-nos Uma Lição de Humildade


Da sua longa e apaixonante experiência ao lado da chimpanzé Washoe, que morreu aos 42 anos, em Novembro de 2007, e a quem ensinou a falar com a linguagem dos surdos-mudos, Roger Fouts retirou esta bela lição de humildade:

Entre as inúmeras lembranças de Washoe que me vêm à mente, desde os primeiros sinais que ela aprendeu até às suas muitas atribulações de mãe, uma em particular se destaca pela sua intensidade: no momento em que Washoe acordou, numa manhã de 1970, na colónia de chimpanzés do Instituto de Oklahoma, tinha então cinco anos e, pela primeira vez desde a infância, se via cara a cara com os seus pares.

Virou-se para mim e perguntou: "Quem são estes besouros pretos?". Washoe poderia ter-se agarrado à sua "superioridade humana" e ignorar ou maltratar os outros chimpanzés que eram para ela seres estranhos e sem maneiras, que não falavam com ela. No entanto, ela foi capaz de abandonar a sua arrogância cultural e desenvolveu um forte sentido de protecção para com os seus semelhantes. Cuidava com carinho maternal os pequeninos e defendia os mais fracos. Sempre me perguntei como seria acordar um dia, como aconteceu com Washoe, e descobrir que não somos considerados como seres superiores.


O "Bloqueio dos Mistérios"

Raquel explica a Jesus o mecanismo da vida, a Teoria da Evolução que Charles Darwin nos ensinou e Jesus como um bom judeu, respondeu que compreendia o mistério, sem o que mistério deixe de o ser o que é considerado como um características de sabedoria, num velho conto jasídico.

O jasidismo foi um movimento religioso dentro do judaísmo que, desde o século XVII, e com base nas raízes culturais judaicas - que fizeram de Jesus sábio e humilde - proporcionou uma nova abordagem para a relação entre os seres humanos e o divino.

Assim como cada fechadura tem uma chave única que a abre, assim cada mistério deste mundo tem a sua meditação que o penetra e expõe. Mas, da mesma forma que há ladrões para as fechaduras também há ladrões para os mistérios e Deus não ama menos esses ladrões, que fazem saltar as fechaduras dos mistérios. Assim o explica o conto de Maguid de Mezritsh em os "Melhores Contos Jasídicos" de Baal Shem Tov.

Na entrevista com Raquel, Jesus reconhece em Darwin, o "ladrão" estudioso que quebrou o bloqueio do mistério da vida.

Site Meter