terça-feira, abril 26, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À ENTREVISTA Nº 90 SOB O TEMA:

“VIEMOS DOS MACACOS?” (9)


Não é Uma Escada, Mas Um Arbusto Frondoso



Todos os fósseis do género Homo que surgiram na África, o berço da humanidade, provam a Teoria da Evolução. E também mostram que a nossa árvore de família não pode ser representada como uma escada que tem na sua última etapa a nossa espécie, Homo Sapiens.



Também não devemos imaginá-lo como uma árvore em linha recta, culminando com a nossa espécie "a espécie-eleita”. A melhor imagem para entender o que somos e o nosso lugar na árvore da vida é pensar num arbusto com ramos em todas as direcções.

A evolução humana não foi um processo simples, que passou, na sua fase final, de Homo Habilis a Homo Erectus e daqui ao Homo Sapiens.

Hoje sabemos que o Homo Habilis e o Homo Erectus coexistiram, sem se cruzarem geneticamente, em distintos nichos ecológicos, por pelo menos mais de um milhão de anos, e tiveram um ancestral comum dois ou três milhões de anos atrás.


“Quanto mais sabemos, mais complexa se torna a história da evolução”, repetem todos os cientistas. “Os resultados mostram que a evolução humana foi caótica, longe dessa marcha heróica que vemos em alguns desenhos, com um ancestral evoluindo para algo intermediário e, finalmente, para nós”, diz Fred Spoor, em co-autoria com o famoso paleontólogo Maeve Leakey num estudo realizado no Quénia em 2007.

Site Meter