segunda-feira, abril 25, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À ENTREVISTA Nº 90 SOB O TEMA:

“VIEMOS DOS MACACOS?” (8)




A "Heresia" da Evolução

A Igreja Católica durante cem anos e muitas igrejas evangélicas pentecostais até aos dias de hoje rejeitam a Teoria da Evolução como uma verdadeira heresia. Fazem-no por ignorância, fundamentalismo e literalismo bíblico, também este baseado em arrogância.

Se aceitassem esta evidência científica teriam que aceitar que os seres humanos não são "reis" da Natureza, que a natureza não é nossa, mas que pertence a ela própria como parte de uma complexa e intrincada teia de vida à qual não temos direito de propriedade. Teriam que ser mais humildes.

A partir do livro da Génesis e de uma filosofia de vida que pode ser chamado de "especismo", - como muito adequadamente lhe chamou Richard Dawkins - a Teoria da Evolução é uma heresia: questiona a nossa arrogância como espécie, “humilha-nos”, põe-nos em contacto com a terra, com o nosso verdadeiro ser animal, com os nossos instintos animalescos, coloca-nos no nosso lugar, remove-nos essa coroa da espécie superior que nos dá o direito de dominar as outras espécies em benefício próprio.

Muitos pensadores e especialmente pensadoras, concluiram que a centralidade que a espécie humana tem na civilização que nós construímos (antropocentrismo), é a centralidade da versão masculina da nossa espécie em que é a própria civilização (antropocêntrica) que está levando a civilização humana à sua destruição.

Site Meter