ENTREVISTA FICCIONADA
COM JESUS Nº 97 SOB O TEMA:
“O NOME DE DEUS?”
RAQUEL – Atenção, cabine, não passem mais chamadas… nem mais uma, entendes?
JESUS - O que está acontecendo, Raquel?
RAQUEL - Ainda problemas ... Existem pessoas muito aborrecidas com as suas últimas entrevistas e apelaram para as Telecomunicações para retirarem do ar as Emissoras Latinas... mas não se preocupe o nosso público. Se cortarem continuaremos a transmitir na Internet.
JESUS - O que aborreceu tanto essas pessoas?
RAQUEL - Tudo. Agora acontece que o senhor não fundou a igreja, nem fundou nenhuma religião, nem é o Cristo, e eles já não entendem nada…
JESUS – A procura de Deus é um longo caminho e ainda não terminou. Já irão entender…
RAQUEL - Agora, só falta o senhor mudar também o Deus em que acreditamos e ao qual temos rezado ...
JESUS – E como se chama esse Deus, Raquel?
RAQUEL - Bem, o senhor sabe que os judeus lhe chamam de Iahavéh mas para alguns cristãos é Jeová. E no Islão os muçulmanos conhecem-no como Alá. Qual é o verdadeiro nome de Deus?
JESUS - Iahavéh, Jeová, Alá... são todos nomes bonitos.
RAQUEL – E por todos se fizeram guerras invocando um Deus contra outro Deus. Mataram-se nas cruzadas, conquistas, guerras de religião ...
JESUS - Sempre Caim derramando o sangue de seu irmão ...
RAQUEL - E sempre em nome de Deus… ou pelos apelidos. Quando estudamos história na escola, aparecem os cristãos cátaros contra os cristãos romanos, os cristãos ortodoxos contra os romanos, os romanos contra os luteranos, já nem recordo que mais…
JESUS – Utilizaram o nome de Deus em vão. A Raquel não acha que não há maior insulto a Deus do que fazer a guerra em seu nome, para matar em seu nome?
RAQUEL - Sim, é um escândalo. E não é preciso ir para os livros de história. Hoje mesmo, enquanto transmitimos esta entrevista os judeus insistem que esta é a terra prometida por Deus e querem expulsar os palestinos daqui. O Ocidente cristão está em guerra contra os muçulmanos e os muçulmanos falam de "guerra santa" contra os países cristãos… O que acha?
JESUS – Parece-me uma arrogância acreditar que alguém tenha para si um Deus verdadeiro e o queira impor aos outros.
RAQUEL - Em todo o caso, Deus irá apoiar alguma religião específica? Poderíamos dizer que Deus é católico?
JESUS - Deus?
RAQUEL - Bem, pelo menos, Cristão ...
JESUS - Deus?... A Raquel é cristã e muitos dos seus ouvintes sê-lo-ão, mas Deus ...
RAQUEL - Deus, o quê?
JESUS - Deus não é cristão, judeu ou de qualquer religião. Deus é grande demais para ser limitada à religião.
RAQUEL – Então, não proselitismo, não missionários para salvar almas e converter infiéis? Nada de pregadores?
JESUS - São exactamente os pregadores que têm de se converter sim, com a humildade de perceberem que não sabem nada de Deus. Não haverá paz neste mundo até que eles entendam que todas as religiões são verdadeiras mas que em nenhuma cabe toda a verdade de Deus, sua Beleza e seu Amor.
RAQUEL - Em suma, "Deus não tem nome?
JESUS - Tem todos os nomes. Olha, eu tinha vários irmãos e minha mãe deu nome a cada um deles e nós pusemos nomes a ela. Eu sempre lhe chamei mamã, mas minha irmã mais velha deu-lhe para lhe chamar Palomita. Simão dizia o seu nome em aramaico, Maryam, e o mais novo sempre lhe chamou Mimia... Ela ria-se e a todos acolhia. Deus, é como uma mãe que escuta todos os nomes com que lhe chamamos.
RAQUEL – É uma bonita história mas eu não acredito que com ela convença Papas, talibãs, inquisidores e a todos os que continuam a matar por religião. E quando não matam, excomungam e condenam em nome de Deus.
JESUS - Terão que entender que o Deus dos Exércitos é um ídolo. Deus se chama paz. Shalom, na língua do meu povo. Salam, em nossos irmãos árabes. Paz para ti, Raquel!
RAQUEL - Com a saudação da paz de Jesus Cristo, quer dizer, Jesus sem Cristo... e de um local secreto na Galileia, Raquel Perez das Emissoras Latinas.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home