sexta-feira, maio 27, 2011

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

À ENTREVISTA Nº 96 SOB O TEMA:

“O MESSIAS ESPERADO? (1)



A Expectativa do Messias


A palavra "Messias" é uma palavra hebraica que significa "ungido". Na tradição bíblica, o rei é ungido pelo profeta com óleo na cabeça e que o legítimo para o povo. O primeiro ungido na história de Israel foi o rei Saul. Depois, David e Salomão. Portanto, o significado primeiro de Messias é político.

Desde o século VI antes de Cristo, e depois de seu cativeiro na Babilónia, o povo de Israel, começou a nutrir grandes esperanças pela vinda de um Messias libertador. Na expectativa de Jesus, o Messias era um tema nas discussões populares. O Cristianismo reconheceu a Jesus judeu como o Messias esperado e anunciado. É por isso que ele chamou de Jesus Cristo. "Cristo" é a tradução grega do termo hebraico "Messias".

Os judeus esperavam que o Messias fosse uma personalidade individual mas também admitiram que fosse um coletivo, da mesma forma que se esperava uma época messiânica de que falava o profeta Isaías.

A expectativa sobre a chegada de um Messias sempre influenciou a história do judaísmo. Nos períodos negros da sua história, o povo de Israel sempre encontrou consolo e esperança na promessa de que o ungido viria para os libertar. Essa crença levou ao aparecimento de falsos Messias.

Um dos mais famosos foi Sabbatai Zevi que nasceu em 1626 no Império Turco, na cidade de Smirna e proclamou que 1666 seria o ano da libertação dos judeus. Preso pelo Sultão optou pelo islamismo para salvar a vida. No nosso tempo houve rabinos que viram um acontecimento messiânico aquando da instalação do Estado de Israel em 1948.

Site Meter