quinta-feira, junho 30, 2011

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES



À ENTREVISTA Nº 100 SOB O TEMA:


“DEUS É DO SEXO MASCULINO?” (6)



E nas Religiões antigas Pré-Hispânicas?

Na busca de uma face feminina de Deus, algumas reflexões mergulham nas religiões pré-hispânicas na América, onde, ao contrário da tradição judaico-cristã, os deuses e deusas sempre aparecem com as suas parceiras femininas. Nestas religiões, o princípio supremo de todos é sempre a divindade dual com um lado masculino e um feminino.

No entanto, explorando, por exemplo, os mitos da tradição mexicana, a deusa pode ser vista quase sempre envolvida na ordem original da criação do mundo, mas fazem-no como vítimas de deuses masculinos. No mito do deus da guerra Huitzilopochtli, sua mãe o vê como uma virgem e é assassinada.. Ela será a Mãe Terra e seu filho, o deus Sol, um deus sanguinário que exigirá sacrifícios humanos. Numa das lendas de Quetzalcoatl, ele mata e parte em duas a deusa do céu, Tlatecutli. Noutro mito alternativo de Quetzalcoatl, o deus que encontrou o milho, a contraparte feminina tem um papel positivo: não se deixa matar e recusa os sacrifícios.

Há muita investigação pendente para conhecer e distinguir entre o "trigo", do feminismo e o "joio", dos mitos patriarcais, que se escondem nestes mitos das religiões originais não ocidentais.

Site Meter