quarta-feira, junho 29, 2011

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

À ENTREVISTA Nº 100 SOB O TEMA:

“DEUS È DO SEXO MASCULINO?”(5)




Uma Família Divina e Masculina


Na iconografia cristã, nas imagens que temos visto crianças, Deus é um velho barbudo. É também um rei com coroa e ceptro sentado num trono. É também o Deus dos Exércitos. Juiz de decisões inapeláveis.
Nesta iconografia, confirmada no dogmas cristológicos, Deus tem um Filho, que se "fez" homem, sugerindo que sua essência anterior a esse "fazer-se” também era do sexo masculino.

A terceira pessoa da "trindade" desta "família divina" é o Espírito Santo. Embora em hebraico, a palavra "espírito" seja uma palavra feminina, é "ruach", a força vital e criadora de Deus, que coloca tudo em movimento e anima todas as coisas, o dogma nos ensina que Santa Maria ficou grávida. Assim, a doutrina leva-nos a crer que o Espírito é o macho vida. O resultado é um parente do sexo masculino totalmente divino.

Também na Teologia da Libertação

Mesmo em alternativa expressões religiosas, populares e libertadoras, como a Missa Camponesa da Nicarágua, Deus é um homem. É "artesão, carpinteiro, pedreiro, e proprietário." Este Deus não tem nenhum ofício feminino. E se se canta que "vemos" Deus trabalhar numa gasolineira, verificando os pneus de um caminhão, fazendo patrulhas na estrada, engraxando no Central Park ... não o“vemos” a lavar roupa, a cozinhar, e muito menos a amamentar.
É um Deus pobre e popular, mas ... é do sexo masculino. O Deus da Teologia da Libertação também foi um homem.

Site Meter