terça-feira, junho 28, 2011

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
À ENTREVISTA Nº 100 SOB O TEMA:
“DEUS É DO SEXO MASCULINO?”(4)



Onde Deus é Masculino, os Homens Julgam-se Deuses.


No cristianismo, tanto na sua versão católica como na ortodoxa ou protestante, Deus é um Homem. Não será esta a raiz mais antiga e mais oculta que legitima a desigualdade entre homens e mulheres e também a violência dos homens contra as mulheres? Não será, que como esta raiz permanece tão oculta, tão soterrada nas nossas mentes, tão profundamente enraizada, que conseguiu anestesiar homens e mulheres e, perante ela, permanece intocável?


Esta raiz tem consequências.Tem expressões e frutos. Onde Deus é o homem, os homens são deuses e agem como deuses, sentem-se superiores e com o direito de dominar. Num um encontro regional de mulheres evangélicas, realizada em Buenos Aires, nos primeiros anos deste século, a teóloga protestante Judith VanOsdol disse-o com vigor:


- “A imagem de Deus pregada e usado em muitas igrejas é inadequada. Assim, as igrejas relegam as mulheres para uma segunda ou terceira categoria, como se fossem seres inferiores, ajudando a esconder a liderança importante e histórica das mulheres. As igrejas que imaginam ou apresentam Deus como um homem tem que cuidar dessa imagem criada como heresia. Onde Deus é varão, o varão é Deus. Concordemos, então, que qualquer linguagem é inadequada para conter todo o conceito Deus.”


A Bíblia sustenta que Deus é Espírito. Portanto, devemos expandir a nossa imaginação para conter um Deus que transcende género, não é nem homem nem mulher. Há uma riqueza de palavras que incluim várias imagens de Deus, mesmo imagens femininas. A Bíblia nunca fala da sexualidade de Deus. O termo "pai" é um termo relacional, apontando para a igualdade de todas as pessoas, tanto filha como filho. A base da tentação no Jardim do Éden foi quererem ser deuses. A tentação continua até hoje. Quando os homens são postuladas como deuses sobre as mulheres continuamos a viver as consequências deste pecado, o desequilíbrio e a injustiça de género.

Site Meter