sábado, junho 25, 2011

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES


À ENTREVISTA Nº 100 SOB O TEMA:


“DEUS É MASCULINO?” (2)


Deus Nasceu Mulher


Na história da humanidade, "Deus nasceu mulher." A ideia de Deus nasceu ligada ao feminino. Durante milénios, a humanidade, assombrada com a capacidade da mulher para gerar em seu corpo o milagre da vida, venerou A Deusa, vendo o corpo da mulher à imagem divina. Vendo a Lua, que governava os ciclos da mulher, uma imagem divina, vendo na vida selvagem e na vida vegetal uma imagem divina.

Muitos milénios depois, faz uns dez mil anos, em consequência da cultura derivada da Revolução Agrícola (recolha de grãos, acumulação de terras, necessidade de defender com armas e violência grãos e terra ...) a ideia foi-se transformando e acabou por se impor o conceito de um Deus “feito” homem, um guerreiro do sexo masculino. Esse Deus dominou as culturas do Mundo Antigo. Marduk, na Babilónia, suplantou a deusa Inanna-Ishtar, Osíris, substituiu Isis, no Egipto, Gea foi substituída por Zeus, na Grécia. Yahvéh, suplantou a deusa Asherah, deusa da fertilidade, tão querida em Canaãn ... Yahvéh, o Deus da Bíblia, é um dos deuses dessa etapa da humanidade. É um Deus macho, tribal e guerreiro.

Para ter um conhecimento mais amplo deste longo processo, recomendamos pelo menos três livros: "O Cálice e a Lâmina" do antropólogo austríaco e psicólogo Riane Eisler (Editorial Cuatro Vientos, Sétima Edição: 2000), "Deus nasceu de uma mulher" jornalista Pepe Rodriguez espanhola (Ediçôes B, 1999) e "O mito da deusa" dos pesquisadores britânicos Anne Baring e Jules Cashford (Edições Siruela, 2005)

Site Meter