sexta-feira, junho 24, 2011

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES


À ENTREVISTA Nº 100 SOB O TEMA:



“DEUS É DO SEXO MASCULINO?” (1)



Deus Não Tem Sexo, Mas Tem Género

Toda a religião destina-se a tornar visível, através de imagens, palavras e símbolos, um Deus que é invisível. A religião cristã, de matriz judaica, empregou uma multidão de palavras, imagens e símbolos do sexo masculino para tornar Deus visível. E assim podemos dizer que, embora Deus não tenha sexo, há milhares de anos tem género: género masculino.

Sabemos que o sexo é uma característica biológica e o género uma construção cultural. Por isso, embora em Deus esteja presente expressões femininas e masculinas como complementares da Vida, na cultura judaico-cristã, na cultura bíblica, na tradição cristã, tanto católica, ortodoxa ou protestante, nos textos de quatro mil anos do Antigo Testamento, nos escritos da literatura de dois mil anos de cristianismo e nos textos do Islão, Deus é género e sexo é masculino. Isto significa que Deus é imaginado, concebido, projetado como um macho. Ele é um homem.

Se o género é uma construção cultural, isso também significa que pode mudar porque tudo o que é construído nós podemos destruir, desconstruir e reconstruir. Ou seja: para reconstruir o rosto de Deus também em feminino.

Site Meter