sábado, junho 04, 2011

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES


À ENTRVISTA Nº 97 SOB O TEMA:


“O NOME DE DEUS?”


A Bíblia Não Promove o Diálogo Entre Religiões



Com honestidade e humildade, o teólogo protestante e professor de Bíblia nos Estados Unidos, Jorge Pixley, escreve:

- “É necessário confessar: a Bíblia na sua mensagem central não promove o diálogo e a teologia inter-religiosa. Está dominada apenas pela vitória do "Senhor” na Reforma de Josias. Esta reforma, embora não tenha prevalecido em Judá, conseguiu inspirar os livros que passaram a ser a nossa Bíblia."

O "Não terás outros deuses diante de mim" é interpretado como uma rejeição da verdade de outras religiões e de outros deuses. Nas palavras de Jeremias 10, esses deuses são nada. O verdadeiro e único Deus é o nosso. No entanto, sobrevivem na Bíblia evidências de uma prática generalizada muito mais tolerante. Os israelitas até Josias frequentavam outros santuários e atendiam a outros deuses como Baal e Asherah que asseguravam fertilidade…

A "doutrina bíblica" não está consciente dos elementos importantes para um longo diálogo com outras tradições religiosas havidas em outros tempos. E Jesus parece ter estado disposto a considerar uma atitude mais aberta do que os judeus do seu tempo costumavam ter.

Seja como for, não podemos no século XXI, numa época em que as religiões se encontram, umas com outras, em qualquer recanto do mundo, senão aprender a abrir o diálogo necessário com outras religiões que não a nossa.

Site Meter