quinta-feira, julho 21, 2011

TEREZA

BATISTA

CANSADA

DE

GUERRA




Episódio Nº 158



Candidatou-se ainda o coronel Lamego, habitue da amigação, e se insinuaram o turco Squeff, estabelecido com bazar de miudezas, um bode em cio, e o farmacêutico, mestre da vida alheia, médico nas horas vagas e sombrias.

Amigada? Ah! nunca mais, antes puta de porta aberta na podridão do arruado de Muricapeba, onde a epidemia não termina propriamente – transforma-se a bexiga de negra em branca, de mãe em filha, permanece alastrim benigno e velhaco, doença boba do sertão, cegando uns quantos, fazendo anjinhos, pois é óptima para matar crianças, matando adulto apenas vez ou outra para não perder o hábito, cumprindo obrigação.

Y

Ypicilone é letra fina, letra de sabidos, dos vidas tortas e dos malazartes; por metida a sebo, a rábula e mezinheira, chamaram-na Tereza do Ypicilone e Tal. Na festa da macumba aclamada Tereza de Omolu.

No tempo da bexiga, a curandeira Arduína não teve pausa nem descanso, ganhando seus tostões a rezar aflitos, livrando-os de pegar doença, curando alguns já contagiados, não todos, é claro, só lhe sendo dado salvar – conforme ela explicava, pois não era de enganar ninguém – aqueles em cujo peito não se abrigasse o medo, bem poucos, consequentemente.

Quanto ao pai-de-santo Agnelo não cessou de bater atabaques e de tirar cantigas para Obaluaiê, mesmo quando se reduziram a três as filhas-de-santo presentes no terreiro, fugitivas as demais ou bem no lazareto.

Como já se disse e soube, o Velho não lhe faltou na emergência: montado em Tereza Batista, Omolu expulsara a bexiga de Buquim, vencera a peste negra.

Assim, quando afinal chegou de Aracaju equipe composta de dois médicos e seis enfermeiros diplomados para debelar o surto de varíola, encontraram-no completamente debelado. Embora no lazareto ainda gemessem dois enfermos, há mais de uma semana não se registavam novos casos nem defuntos a enterrar. Circunstância casual não impediu fossem os componentes da equipe elogiados como devido, em comunicado oficial e entusiástico da directoria da saúde Pública, pela coragem e pelo devotamento demonstrados na (mais uma vez) definitiva erradicação da varíola em terras do estado de Sergipe.

Fez-se justiça igualmente ao jovem doutor Oto espinheira, a quem coubera tomar na direcção do posto de saúde de Buquim as providências iniciais e decisivas para barrar caminho à epidemia, devendo-se à sua competente dedicação, por todos comprovada, a organização da luta e o incansável combate do mal.

- Só quero ver se o doutorzinho Week-End tem coragem de voltar aqui… - fuxicou o farmacêutico Camilo tesoura, mas, sendo má-língua contumaz não lhe deram ouvidos e o director do posto (em férias na Bahia) ganhou a prometida promoção. Prometida e justa.

Tendo o pai da apressada Juraci aderido ao novo Governo, foi a filha igualmente promovida, passando a enfermeira de primeira classe pelos relevantes serviços prestados à colectividade durante o surto de varíola em Buquim, e logo se casou, mas não viveu feliz, a natureza agre não lhe consentindo convivência e alegria. Só Maxi das Negras não obteve promoção, continuou simples vigia, feliz de escapar com vida, com história para contar e uma recordação. (clik na imagem e aumente)

Site Meter