quinta-feira, agosto 11, 2011

9ª ENTREVISTA FICCIONADA


COM JESUS SOBRE O TEMA:




“OS IRMÃOS DE JESUS”




RAQUEL - Os nossos microfones mudaram-se para Nazaré, na Galileia, uma cidade que agora tem 60.000 habitantes e muitas lojas… Encontramo-nos na monumental Basílica da Anunciação, e novamente com o protagonista desta história, Jesus Cristo, na sua segunda vinda à Terra. Suas primeiras impressões, Mestre...

JESUS - Peço-te que não me chames Mestre, lembra-te que somos todos…

RAQUEL - Sim, já mo disseste várias vezes ... Desculpe-me, é o costume. Bem, esta basílica foi construída sobre a casa de sua sagrada família… lá em baixo podemos ver as antigas paredes... reconhece-las?

JESUS - Bem, com tantas velas e mármores... vou fixar-me... Sim, eu acho que nós brincávamos por aqui quando em criança... Esta era uma terra morta… Por aqui se saía para o vale, eu me lembro…

RAQUEL – A que jogavam?

JESUS – A agarrar o rabo do cão…, com uma bola de trapos..., a escondermo-nos de soldados romanos…, ao moinho que era um jogo muito divertido com pequenas bolas… eu ganhava sempre ao meu irmão Santiago…

RAQUEL - Seu irmão Santiago?

JESUS - Sim, Santiago. José também jogava. Simãozinho e Judas, não, ainda eram muito pequenos.

RAQUEL - Quer dizer os seus primos?

JESUS - Como meus primos? Meus irmãos. Eu tinha quatro irmãos e duas irmãs.

RAQUEL - Está a referir-se aos irmãos mencionados nos Evangelhos?... porque explicaram-me que a palavra grega "oleander" significa tanto irmãos como primos…

JESUS - Dessas palavras eu não sei mas eram meus irmãos.

RAQUEL - Talvez meios-irmãos, filhos de um casamento anterior de José…

JESUS - Como poderiam ser de um casamento anterior se o meu pai se casou com minha mãe muito jovem? Naqueles tempos, as pessoas se casavam muito cedo…

RAQUEL - Bem, então eu não entendo. Todo mundo sabe que o senhor era o único filho de Maria.

JESUS - Não, primogénito. Eu era o mais velho, isso sim, mas então, nasceu Santiago e depois José, Esther, Simãozinho, que era um demónio, travesso, Judas e a benjamim…

RAQUEL - Todos eram filhos de José e Maria? ...

JESUS - Claro, de quem mais poderiam ser?

RAQUEL – O senhor deixa-nos completamente surpreendidos com estas declarações…

JESUS - Como surpreendidos? Nós é que ficamos muito surpreendidos e a minha mãe especialmente… carregar seis crianças, sete comigo… e o meu pai que se “matou” a trabalhar para arranjar o suficiente para tantas bocas. E logo de seguida estava a minha avó e o meu tio Miguelito…

RAQUEL - Deixemos o tio e voltemos para os seus irmãos. Será que Santiago, José e todos os outros que mencionou eram seus irmãos carnais?

JESUS - Sim.

RAQUEL – O senhor percebe a gravidade do que diz?

JESUS - Não.

RAQUEL - É que, se esses irmãos eram irmãos a virgem não era tão virgem… e eu estou muito confusa.

JESUS - Mas por quê, Raquel? O que há de errado em ter uma família? Deus criou a vida. Somos a imagem e semelhança de Deus quando geramos a vida e não quando somos estéreis.

RAQUEL - Mas… é que ... temos que continuar a falar consigo sobre essas coisas porque, francamente… No entanto, pensando bem, o que muda, se Jesus tinha irmãos ? Isso muda alguma coisa na sua mensagem? O que acha, caro ouvinte das Emissoras Latina?

De Nazaré, Raquel Perez, jornalista.

Site Meter