sábado, agosto 13, 2011

JORGE AMADO




Na última 4ªFeira passou-se o centenário de Jorge Amado. Nasceu a 10 de Agosto de 1912, em Itabuna, no Estado da Bahia e, como dizia sua mãe, "nasceu com a estrela": um homem afortunado. Seu pai queria que ele fosse doutor, e ser doutor naqueles dias era formar-se em Medicina, Engenharia ou Direito.


Jorge Amado, que desde os catorze anos participava em movimentos culturais e políticos, optou por Direito. Fez a vontade ao pai mas nunca foi buscar o diploma ou exerceu advogacia. No entanto, no ano da sua licenciatura, em 1935, já era um escritor conhecido, autor de quatro livros que fizeram sucesso entre o público e a crítica.


Em 1945 uniu-se a Zélia Gattai, companheira de toda a vida se não contarmos com as outras três a saber: "Tieta", "Tereza Batista" e a "Gabriela", todas elas importantes na vida de Jorge Amado. Felizmente para Zélia, passageiras.


Em homenagem a Jorge Amado, o escritor da língua portuguesa de que mais gosto, e também em honra dessas três notáveis mulheres - contei já aqui a história da vida de Tieta - estamos a contar a da Tereza Batista e iremos contar a da Gabriela.


Não tenho dúvidas de que Jorge Amado se apaixonou por cada uma delas tal como eu também me apaixonei. Eu, na qualidade de leitor, ele na de autor... bem mais sofrida . É uma trilogia notável de mulheres que têm em comum qualidades humanas excepcionais que lhes permitiram brilhar e encantar nas suas vidas humildes.


Afirmar que elas não são reais e apenas pura ficção é ofender Jorge Amado e todas as mulheres feitas Teresas, Tietas e Gabrielas que existem por esse mundo afora.


Obrigado Jorge Amado por tê-las trazido até ao nosso connhecimento. Tudo terá começado com "estrelinha tua", no dizer da tua mãe... acabou com sorte nossa!


Fica aqui registado o meu agradecimento e os Parabéns por altura do centenário do teu nascimento, ainda que com três dias de atraso.

Site Meter