segunda-feira, agosto 01, 2011

TEREZA


BATISTA

CANSADA

DE

GUERRA



Episódio Nº 167






Desejava excluir o filho do processo, no qual o juiz substituto, um canalha, o envolvera na qualidade de cúmplice e em posição ridícula – trata-se daquele pretor candidato à vaga de juiz de direito em Cajazeiras, preterido em benefício de Eustáquio a pedido exactamente do doutor Emiliano, lembra-se, primo?, agora a vingar-se no pobre rapaz, o desalmado, exigindo do promotor a pronúncia de Daniel junto com a prostituta. Ela queria, além disso, a transferência do marido para outra comarca, pois em Cajazeiras do Norte já não lhe era possível servir em paz à causa da justiça nem escrever sonetos; Eustáquio não deseja voltar e tem razão, mas também não pode permanecer na capital em eterna licença a infernizar a vida da família. Dona Beatriz pede, por fim, ao querido primo lenço limpo para nele enxugar as lágrimas de esposa e mãe – com tais desgostos não há plástica que dê jeito, primo.

Identificando Tereza no confuso relato de dona Beatriz, o doutor mesmo antes de ocupar-se dos assuntos da parentela, tomara providências referentes à segurança da menina, comunicando-se da Bahia com Lulu Santos em Aracaju. Amigo de confiança, de provada dedicação, o rábula era manhoso conhecedor das malhas da lei e de como contorná-las. Tire a menina da cadeia e a ponha a salvo, em lugar seguro, acabe com esse processo, mande arquivar.

Não foi difícil tirar Tereza da cadeia. Menor de idade, com pouco mais de quinze anos, sua prisão em cárcere comum constituía ilegalidade monstruosa, sem falar nas surras. O juiz atendeu de imediato e lavou as mãos das sevícias: nunca mandara bater, isso era lá com o delegado, amigo do capitão. Quanto a arquivar o processo, porém, manteve-se irredutível, disposto a levá-lo até ao fim.

Situando-se Cajazeiras do Norte no estado da Bahia e sendo Lulu Santos provisionado em Sergipe, não quis o rábula insistir. Tendo internado Tereza no convento de freiras, comunicou ao usineiro a recusa do juiz substituto e foi aguardar novas ordens em Aracaju.

Ignorando a interferência do doutor e de acordo com Gabi, que a procurara na cadeia, parecendo dela se compadecer, Tereza fugiu do convento e ingressou na vida.

7

Velhote, gordo, risonho e comilão, receitando dieta para os outros e devorando de um tudo desbragadamente, naqueles seis anos o médico Amarílio Fontes fizera-se íntimo do doutor, comendo sal da mesa farta e temperada de Tereza; vinha regalar-se a cada estada de Emiliano em almoços e jantares sem igual – em Estância só em casa de João Nascimento filho se comia assim tão bem, mas os vinhos e licores franceses trazidos na bagagem do doutor, ah! esses eram incomparáveis. O usineiro amiudara as visitas a Estância, ampliando também o tempo de demora: um dia, caro Amarílio, virei para ficar, não há terra melhor para se envelhecer devagarinho do que Estância.

Na porta, bate palmas pró-forma. Vai entrando sem esperar convite, o recado o alarmara: esses homens fortes imunes às enfermidades, parecendo feitos de aço, quando adoecem, quase sempre a coisa é grave. Ao escutar as palmas do médico, Tereza saiu do quarto vindo ao seu encontro. Alarmou-se ainda mais o doutor ao ver a moça:

- É assim tão grave, comadre? – Dizia-lhe comadre com afecto; médico oficial da casa, atendera Tereza por ocasião do aborto, desde então o compadrio. (clik na imagem e aumente)

Site Meter