sábado, julho 30, 2011

HISTÓRIAS



DE HODJA


Enquanto dava um passeio pelo cemitério, Hodja tropeça e cai num buraco. Permanece aí uns minutos e pensa. “Eu pergunto-me se aquilo que dizem é verdade: virão os anjos para me interrogar?”

Ao longe, ouve o som distante de sinos, a respiração de animais de carga e gritos. Tudo misturado, esta cacofonia aproximava-se. Hodja sente medo e diz para si mesmo: “eu acho que vim na hora errada. Isto parece o Dia do Juízo Final. Creio que o melhor é sair deste buraco e dar uma olhadela…”

Salta rapidamente do buraco no instante em que as mulas que carregavam louça estavam só a alguns passos de distância se assustam, começam aos coices e a correr. A carga que ia nos seus dorsos cai e as louças e vidros partem-se ao cair no chão.

Os proprietários das mulas dirigem-se a Hodja e pedem explicações sobre o que ele acaba de fazer.

“Eu sou do outro mundo” responde Hodja, e “vim aqui para dar uma olhadela neste mundo”.

Os proprietários dão-lhe uma surra e deixam-no no chão muito ferido. Em seguida, recuperam as mulas, carregam as mercadorias que não se tinham partido e continuam a sua jornada.

Quando Hodja consegue voltar a casa, com a cabeça partida, os olhos, os pés e as mãos feridos, a esposa perguntou-lhe:

- “O que é que aconteceu? O que te fizeram?

- “Eu vim” disse Hodja, “doutro mundo para este mundo”

- “Diz-me”, pergunta a esposa novamente: “Como são as coisas no outro mundo?”

- “Muito boas”, responde Hodja, “desde que ao chegares a este mundo não assustes as mulas que carregam a loiça”.

Site Meter