sábado, setembro 24, 2011


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À 17ª ENTREVISTA SOBRE O TEMA:
“PERDIDO NO TEMPLO”



Maioridade No tempo de Jesus, a partir da idade de treze anos, os meninos devem começar a cumprir a obrigação de irem em peregrinação a Jerusalém para a festa da Páscoa. Mas era costume dos israelitas do interior levá-los a partir dos 12 anos para eles se acostumarem ao cumprimento do preceito de que seriam forçados a partir do ano seguinte.
A participação no feriado da Páscoa com todo o povo era uma forma de consagrar a maioridade dos meninos. A partir daí, começavam realmente a serem um israelita, no sentido de que ser israelita era sinónimo de "aquele que vai a Jerusalém".
O Templo de Jerusalém
Quando Jesus foi a Jerusalém pela primeira vez ainda se estava a terminar a reconstrução do Templo, obra iniciada pelo rei Herodes, o Grande, cerca de vinte anos atrás. Na sua construção utilizaram-se materiais preciosos tais como: mármore amarelo, preto e branco, pedras talhadas artisticamente por grandes escultores, madeiras de cedro trazidas do Líbano para fazerem painéis trabalhados e metais preciosos: ouro, prata e bronze.
Por qualquer parte que se entrasse no Templo passava-se por um portão revestido com ouro e prata. Nos átrios ou pátios em torno do edifício havia candelabros de ouro de grande porte. A maior riqueza, porém, era no santuário, o centro do Templo. A fachada era de mármore branco e foi coberto com placas de ouro da espessura de uma moeda de denário. Um jovem camponês ficaria tonto e confuso com tantas riquezas e luxos inimagináveis na sua aldeia.

Site Meter