quarta-feira, setembro 07, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS



À ENTREVISTA Nº 14 SOB O TEMA:


“O SINAL DA ALIANÇA” (3)


A Religião Super-Masculina




O rito religioso da circuncisão, que só pode ser realizado em homens, é outra expressão da natureza patriarcal do judaísmo. Que maior símbolo de machismo poderá haver do que a aliança com Deus requerer um sinal do pénis?

O deus do judaísmo, o Senhor, ao contrário dos outros deuses da antiguidade, é um deus super-masculino, homem sozinho: não tem nem esposa nem mãe. É um ancestral Deus Pai, tribal, guerreiro e ciumento.

Nessa cultura e nessa religião, os homens são superiores às mulheres e crescem acreditando que é assim. Os judeus piedosos rezaram e rezaram até ao dia de hoje uma oração agradecendo a Deus por terem nascido judeus e não pagãos, homens e não mulheres. Eles são eleitos como povo e como um género.

O judeu piedoso não fala com mulheres estrangeiras e fazem até um desvio para evitar o contato com a sombra projetada pelo corpo da mulher no chão. Em hebraico, as palavras "justo", "piedoso" e "santo" não têm feminino porque se supõe que as mulheres não podem ser justas, piedosas ou santas. "Infeliz é aquele cujos filhos são meninas" é um ditado popular judeu. Nas sinagogas judaicas, as mulheres ficam para trás, separadas dos homens e no Muro das Lamentações, em Jerusalém, as mulheres oram num lugar separado dos homens, mais pequeno do que o deles.

Site Meter