quinta-feira, setembro 08, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 14 SOB O TEMA:


“O SINAL DA ALIANÇA” (4º e último)




Patriarcais, Misóginos e Sexistas

Este desdém, desprezo e rejeição das mulheres não tem a menor base nas palavras e atitudes de Jesus de Nazaré, que violou todos esses princípios patriarcais da sua religião e da cultura machista. Mas este desprezo foi transferido do judaísmo ao cristianismo, em primeiro lugar por Paulo, um fariseu de formação. Ele então encorajou todos os Padres da Igreja, com Agostinho à cabeça, que chegou a dizer que as mulheres não tinham alma.

A literatura dos primeiros séculos do cristianismo está tão saturada com a misoginia que causa consternação e exige auto-reflexão crítica, ainda que distante. O protestantismo não variou substancialmente esta orientação. Hoje, a Igreja Católica, traindo Jesus de Nazaré e em sentido contrário aos avanços no conhecimento e na consciência da humanidade, apresenta-se ao mundo como a Instituição mais machista do Ocidente.


Tudo Baseado Num Mito

Ao longo dos séculos, tanto o judaísmo como o cristianismo têm argumentado a favor da rejeição das mulheres e da primazia dos homens, numa doutrina férrea e sem brechas elaborada a partir do mito de Adão e Eva no Génesis, lendo-o como se tivesse sido um facto, qualquer coisa que tivesse acontecido na realidade, um texto histórico, apresentando-o como a verdade revelada a partir da qual devemos interpretar o significado da vida humana, o papel das mulheres e homens na história e as relações da Humanidade com Deus.

Site Meter