quarta-feira, outubro 12, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À 20ª ENTREVISTA SOBRE O TEMA:
“ANDANDO SOBRE AS ÁGUAS?”(2)


A História Simbólica


Nos Evangelhos encontramos relatos históricos, diagramas de catequese, relatos organizados para evocar histórias do Antigo Testamento, tradições e também muitos símbolos, metáforas e comparações… A história de Jesus caminhando sobre a água é um das mais claras metáfora desses textos.

O Temível e Perigoso Mar

Na cultura de Jesus acreditava-se que o mar era um abismo onde tinham ido parar, derrotados por Deus no início do mundo, demónios e espíritos malignos.

Entre eles estava o Leviatã, um monstro terrivelmente perigoso. O sentido negativo do mar atravessa todas as páginas da Bíblia. E assim, quando o Apocalipse, o último livro da Bíblia, descreve como será o mundo do futuro já não haverá mar (Apocalipse 21.1).

Na cultura religiosa judaica, Deus reina sobre o mar e os espíritos que estão nas suas profundezas e Leviatã é para Deus como um joguete (Jó 40,25-32). Jesus provavelmente tinha medo das águas do lago e não saberia nadar. Não caminhou sobre a água e não nadou nelas. Mas o Evangelista quis usar uma metáfora para dizer que Jesus tinha poder sobre esse mal.

Site Meter