terça-feira, outubro 18, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À 21ª ENTREVISTA SOBRE O TEMA:




“MUTIPLICAÇÂO DOS PEIXES E DOS PÃES?” (3)



As Razões para a Fome no Mundo






A razão para a fome é a distribuição desigual de recursos, a injustiça e a desigualdade na sua distribuição. Só a solidariedade, a partilha, uma distribuição justa “irá alimentar" toda a humanidade. O disse Jesus de Nazaré com este "milagre" e o diz, por exemplo, a economista Mariana Martinez da BBC:

- “Enquanto metade do mundo consome diariamente mais de duas vezes as calorias necessárias para sobreviver e viver preocupado com a "quilinhos a mais"… a outra metade não têm nada para colocar na boca e morre de fome. Enquanto nos Estados Unidos, que não fala ou está em uma dieta, nas favelas do Brasil ou nas terras áridas da África sub-saariana, crianças e adultos lutam desesperadamente para encontrar algo (não importa o quê) para encher o estômago. O sonho de um mundo sem fome é possível.

A fome não existe, porque a Mãe Natureza não é capaz de fornecer recursos para todos, ou a falta de terra para cultivar, ou porque existem no mundo hoje em dia muitas pessoas mais do que um século atrás. Pelo contrário, a fome no mundo existe por causa da má distribuição. Uma parte do planeta, aquela em que vivem as nações mais ricas, consomem 80% mais recursos naturais (alimentos e outros produtos de consumo) em todo o mundo, enquanto a outra metade recebe apenas 20%.

Site Meter