quinta-feira, outubro 13, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº20 SOBRE O TEMA:


“ANDOU SOBRE AS ÀGUAS?” (3)


O Poder das Metáforas

Na obra do chileno Pablo Skármeta, "El Cartero” levado ao cinema no filme "O Carteiro de Pablo Neruda", de Michael Radford, 1995, o carteiro diz a Neruda que

"as metáforas não são daqueles que as escrevem, mas sim dos que precisam delas".

As metáforas dos evangelhos foram escritas pelos evangelistas para as comunidades cristãs as usarem como ferramentas estéticas, simbólicas, para afirmar a fé em Jesus e a ideia de Deus proclamada por Jesus. Se hoje lermos essas comparações simbólicas como se fossem factos ocorridos realmente, se lermos os Evangelhos como se lêem as informações dos jornais, essas imagens perdem todo o sentido e valor para além do poder de sua inspiração.



Nota Tive a felicidade de ver o filme O Carteiro de Pablo Neruda, uma pérola do cinema e um acto de heroísmo do actor e argumentista Massimo Troisi que morre 12 horas depois de ter terminado o filme que ele insistiu em levar até ao fim apesar de saber que era um doente cardíaco e que necessitava de descanso e tratamento urgente.

O amor, a poesia e as metáforas nunca foram tão bem apresentadas como por este "filho de pescador, que mal sabia ler e escrever mas conseguiu ser contratado com carteiro e acaba se apaixonando pela filha da taberneira, a bela Beatrice Russo".

Se ainda não o viu vá buscá-lo a um Clube de Vídeo perto de si e verá como fica mais rico...

Site Meter