segunda-feira, outubro 24, 2011

TEREZA

BATISTA

CANSADA

DE

GUERRA



Episódio Nº 238




Tereza só entendeu o porquê de tudo aquilo no dia seguinte. No castelo, acendendo um charuto, após a repetida função – a primeira vez papai e mamãe, a segunda subindo coqueiro – Almério a convidou para um passeio. A essa hora da tarde? Sim, tinha algo a lhe dizer, mas não ali, entre as paredes do prostíbulo.

Convite igual ao que fizera quinze anos antes a Natália, Nata de Leite de alva pele e modos acanhados. Agora a pretendida era cor de cobre e impetuosa. Paixão arrasadora, num e noutro caso, idênticas palavras:

- Preciso da inspiração da natureza.

4

Sentada sobre o largo muro em frente da ermida de Monte Serrat, ao fim da tarde, descortinando a cidade da Bahia plantada na montanha e o golfo de águas serenas, as velas dos saveiros, viu-se Tereza envolta em melancolia. A seu lado, Almério confiante. Recanto próprio para declaração de amor, ali pedira e obtivera a mão de Natália, cena tocante a repetir-se agora.

Permita que eu lhe diga, Tereza, o que me vai na alma. Encontro-me à mercê de um turbilhão de sentimentos. O homem não é senhor da sua vontade, o amor não pede licença para se introduzir num peito magoado.

Bonitas palavras, pensa Tereza, e justas. Quem bem sabe é ela: o amor não pede licença, surge, violenta e domina e depois não há jeito a dar. Suspira. Para Almério das Neves, postulante, aquele suspiro só pode ter uma significação. Animado, prossegue:

- Estou amando, Tereza, estou sendo devorado pelo fogo do amor.

O tom de voz e a tentativa de tomar-lhe a mão alertaram Tereza. Desviando os olhos da paisagem, o pensamento de Janu, fitou Almério e o viu em transe, os olhos nela, em adoração.

- Estou perdidamente apaixonado, Tereza, por você. Ponha a mão no coração e me responda com sinceridade: quer dar-me a honra de casar comigo?

Tereza boquiaberta, ele prosseguiu a dizer como a observara desde o dia em que a conhecera, logo conquistado não apenas pela beleza – você é flor mais linda do jardim da existência – mas pelas maneiras e o trato. Perdido de amor já não consegue conter no peito os sentimentos. Quer fazer-me feliz permitindo me levá-la à presença do padre e do juiz?

- Mas, Almério, eu não passo de uma mulher da vida…

O facto dela ter frequentado o castelo de Taviana para ele nada significa, lá encontrara a inesquecível Natália e nehuma esposa dera ao marido maior ventura.

O passado, seja qual seja, não conta nem pesa, nova vida começa ali, naquela hora. Para ela, para ele e para o Zeques, principalmente para o Zeques. Se a única objecção é essa, não há problema, tudo resolvido. Estende a mão para Tereza e ela não recusa, entre as suas a tem enquanto explica:

- Não, não é a única, há outra. Mas, primeiro, quero-lhe dizer que estou tocada de mais com o seu pedido, é como se me desse um presente caro, de estimação, nem sei agradecer. Você é um homem bom e eu lhe aprecio muito. Mas para casar não posso. Me desculpe, não posso, não.



(clik na imagem)

Site Meter