terça-feira, novembro 29, 2011

ENTREVISTA FICCIONADA


COM JESUS Nº 28 SOBRE O TEMA:


“DÍVIDAS OU ESPOLIAÇÃO"




RAQUEL - Hoje, os nossos microfones são instalados em Tabgha, a colina das sete fontes, perto de Cafarnaum. Foi mesmo Jesus Cristo, que sugeriu este lugar. Por que essa preferência?

JESUS – Recordações… Muitas vezes eu vinha aqui à noite para rezar…

RAQUEL - Mas, sendo o senhor o próprio Deus, para quê orar, estaria falando para si mesmo…

JESUS – Não estou a perceber o que dizes Raquel ... Como posso falar comigo? Falei com Deus. Eu pedi a Deus o pão de cada dia, pedia forças, dava-lhe graças, e implorava-lhe para chegarmos depressa ao seu Reino de justiça…

RAQUEL - Pode ser indiscreto, mas ... o senhor poderia compartilhar com o nosso público, diante de nossos microfones, algumas de suas orações?

JESUS - Por que não…? Assim começava a minha oração predilecta… Abba yitkadash shemaj, Tete maljutaj, Lajma delimjar…

RAQUEL - Desculpe a minha ignorância, mas… que língua está falando?

JESUS - Em aramaico, a língua que se falava na Galileia.

RAQUEL - Poderia traduzir-nos a sua oração?

JESUS – Diz assim: “Papá nosso, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, faça-se a tua vontade ...

RAQUEL – Mas eu sei essa oração! O senhor está rezando o Pai Nosso, não é? Com uma altereção: Eu ouvi dizê-lo "papá"…

JESUS - Sim, Abba, Papá…

RAQUEL – Mas isso não será um excesso de confiança com Deus?

JESUS – Com Deus nunca sobra a confiança. Ele nos conhece, nos ama.

RAQUEL – Pois bem, dir-lhe-ei que essa é a oração mais famosa do mundo.

JESUS - Não me digas?

RAQUEL - Sim, é o best-seller das orações. É rezada todos os dias por milhões de pessoas.

JESUS - Bem, dás-me uma boa notícia, Raquel. Se assim é, já não haverá agiotas do mundo. Meu sonho se tornou realidade.

RAQUEL - Desculpe-me, Jesus Cristo, mas… de que está falando?

JESUS - Da minha oração. Se tanto têm orado, já se apagaram as dívidas, estão todas vencidas.

RAQUEL - O que quer dizer?

JESUS - O que eu pedi nas minha orações. Lembras – te, Raquel. Como é que começaste por dizer?

RAQUEL - Se eu estiver errada, corrija-me. Vamos ver. "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome venha o teu reino, tua vontade, assim na terra como no céu." Vou bem?

JESUS – Continua…

RAQUEL - Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia ...

JESUS – Mais…

RAQUEL - E perdoa-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido ...

JESUS - Não, não, não…

RAQUEL - O que o senhor quer dizer?

JESUS - Eu não disse isso. Eu não falei de ofensas.

RAQUEL - Bem, do pecado, que é o mesmo.

JESUS - Não, eu falei de dívida.

RAQUEL - Em dívida para com Deus?

JESUS - Em dívida para com o usurário.

RAQUEL - Mas… dívidas, dinheiro?...

JESUS – O que pedia na minha oração, Raquel...

RAQUEL – Espera um momento ... Temos uma chamada em linha…

... Sim? Olá, fala Liana Cisneros, representando a campanha do Jubileu 2000. Quero felicitar Jesus e dizer ao público que, de fato, a oração do Senhor tem sido adulterada. Essa frase refere-se a dívidas materiais!

JESUS - Vês que eu estava certo, Raquel?

RAQUEL - Você diz que a oração do Senhor foi adulterada?

LIANA - Sim, como o café descafeinado. Despojaram-no da sua essência.

RAQUEL - E qual é essa essência?

LIANA - Jesus Cristo vai explicar melhor do que eu. Até a próxima vez.

RAQUEL – Obrigado, Liana Cisneros ...

JESUS - Ouve, Raquel. No meu tempo, os pobres ganhavam pouco e endividavam-se para alimentar sua família. Estavam em dívida para com o senhorio, com os usurários. Essas dívidas eram injustas, não podiam ser pagas, nem em mil anos. Eles acabavam os seus dias humilhados, desesperados… (conhecer este contexto social é indispensável para se compreender a angústia de Jesus protestando na sua oração contra as dívidas - que se eternizavam porque os devedores não tinham condições para as pagar - não contra as ofensas, expressão suficientemente vaga para fugir ao cerne do problema)

RAQUEL - Passou o seu tempo e ainda está acontecendo agora.

JESUS – Eu falei dessas dívidas e pedi a Deus que o jugo iria terminasse. Deus não vai perdoar-nos sem antes cancelarmos as dívidas dos mais pobres.

RAQUEL - Talvez inconscientemente o senhor coloca um tema quente. Porque há países ricos, que se dizem cristãos, que não perdoam as dívidas aos países pobres. E há instituições internacionais que estrangulam seus devedores.

JESUS - Eu lhes asseguro que não serão perdoados sem antes cancelarem essas dívidas. Palavra de Deus. ...

NotaQue diria agora Jesus das dívidas soberanas e dos juros que estão a ser cobrados a alguns países devedores?...

Site Meter