sexta-feira, novembro 11, 2011

INFORMAÇÔES ADICIONAIS



À 24ª ENTREVISTA SOBRE O TEMA:



“A DISCíPULA AMADA” (3)

Autora do Quarto Evangelho e "discípulo amado"



Que Maria Madalena seja a autora do Quarto Evangelho e que o “discípulo amado”, várias vezes citado no texto não seja João, mas Maria Madalena, é a teoria desenvolvida pelo padre católico Ramon K. Jusino baseado num livro do teólogo católico e estudioso bíblico Raymond E.Brown, que argumenta que o Evangelho retoma a tradição de uma primeira comunidade de seguidores de Jesus liderada por Maria Madalena. Ambos, Brown e Jusino alimentam as suas hipóteses sobre textos dos evangelhos apócrifos.

Veja: Raymond Brown "A comunidade do discípulo amado: um estudo da eclesiologia Johnny" (Ediciones Siga-me, Salamanca, 2005).



Maria Madalena nos Evangelhos Apócrifos


Os quatro evangelhos do Novo Testamento integraram as histórias que foram inicialmente transmitidas oralmente. Depois foram colocadas por escrito. Outros "Evangelhos" (recompilações da mensagem e vida de Jesus de Nazaré) tiveram a mesma evolução. Em 1945, foi descoberto em Nag Hammadi (Egito) uma extensa colecção de antigos manuscritos cristãos, na sua maioria textos gnósticos ("gnose" conhecimento sentido), incluindo os chamados evangelhos apócrifos ("apócrifos", isto é, não reconhecidos pelos canones oficiais).


Nestes textos, rejeitados pelos Padres da Igreja nos primeiros séculos cristãos, por não serem "ortodoxos" (isto é, autênticos, recomendáveis), Maria Madalena é uma figura mais proeminente do que nos Evangelhos sinópticos.


No "Evangelho de Filipe" é referida como "companheira" de Jesus: “Três eram os que continuamente caminhavam com o Senhor: Maria, sua mãe, a irmã desta e Madalena, que era designada como seu companheira.” Noutro fragmento do mesmo Evangelho, lê-se:


- “E a companheira do Salvador é Maria Madalena. Ele a amava mais do que a qualquer outro dos seus seguidores e a beijava na boca. O resto de seus seguidores viam-no amar Maria. Eles lhe disseram: "Por que a amas mais do que a qualquer um de nós?”

Site Meter