quarta-feira, novembro 02, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À ENTREVISTA Nº 23 SOBRE O TEMA:



“MULHERES APÓSTOLAS?” (3)


Um movimento de muitas mulheres




No grupo de Jesus também participavam "muitas mulheres" (Lucas 8, 3). Além de sua mãe Maria, sabemos os nomes de algumas: Maria Madalena, outras Marias, Susana, Salomé, Marta e Maria de Betânia, Juana…

As primeiras comunidades cristãs continuaram esta tradição: homens e mulheres reuniam-se e tanto pregavam uns como outros, com a mesma autoridade, a mensagem de Jesus e ambos presidiam às celebrações em sua memória. Tal como os homens, as mulheres tinham representação e poder de decisão nas comunidades como sacerdotes e bispos.

A jornalista britânica especializada em questões do Médio Oriente, Lesley Hazleton, apresenta no seu livro "Maria, uma virgem carne e sangue" dados muito interessante sobre dois movimentos espirituais das mulheres em pé de igualdade com os dos homens em cargos de decisão e de poder, antes e depois de Jesus, nos primeiros séculos do cristianismo, influenciando o próprio cristianismo: o movimento dos “terapeutas” e o movimento dos “montanhistas”. Fala também de um movimento similar só as mulheres: o “coliridianas”.

Site Meter