sexta-feira, novembro 04, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS



À ENTREVISTA Nº 23 SOBRE O TEMA:

“MULHERES APÓSTOLAS” (5)


Século IV: Uma Viragem Dramática



No século IV, com a "conversão" de Constantino, o cristianismo tornou-se a religião oficial do império e a participação das mulheres desapareceu.

O teólogo espanhol José María Marín explica: o cristianismo primitivo era muito mais envolvido na família do que no governo como função pública e, portanto, as mulheres eram mais importantes na base organizacional das comunidades e igrejas. Foi numa fase posterior, quando o cristianismo estava indo para a esfera pública e governamental que os homens activamente retomaram o controle que tinham as mulheres.

E Lesley Hazleton faz a análise seguinte: - Ao ser instituída a ortodoxia no cristianismo simultaneamente com o seu reconhecimento oficial e o seu poder político, o papel das mulheres foi severamente restringido. Porque a religião era, talvez, uma área comum para homens e mulheres, mas a política era estritamente para os homens.

Ele cita o teólogo americano Harvey Cox Batista, em seu livro "Sedução do Espírito" que caracterizou esta reviravolta dramática no cristianismo, como a tentativa mais bem sucedida na história por uma hierarquia para desactivar e controlar o simbolismo religioso feminino.

Site Meter