quarta-feira, novembro 09, 2011

TEREZA

BATISTA
CANSADA
DE
GUERRA


Episódio Nº 252

Cinquentão alvacento, grosso, mal-ajambrado, chapéu negro enterrado na testa estreita, roupa sebosa, calças de pescar siri, a bossa do revólver evidente sob o paletó, para impor respeito, funcionário da polícia com tais antecedentes, onde melhor poderia servir Nicolau Peixe Cação senão na Delegacia de Jogos e Costumes, impondo a lei, coibindo o vício?

Era um dos pequenos tiranos da zona, arrancando dinheiro de cafetões e caftinas, de patrões e patroas dos castelos e pensões, cabarés e botequins. Bebendo e comendo de graça, escolhendo mulher com quem dormir, ameaçando, perseguindo.

Ai daquela que ouse recusar convite de Peixe Cação, caro pagará o atrevimento. Essa tal de Tereza Batista, por exemplo, não perde por esperar. Não só declinou dos avanços do tira; fez pouco dele, expondo-o ao ridículo no Flor de Lotus repleto de fregueses:

- Se assunte! Quando eu quiser dormir com porco, vou procurar no chiqueiro – Cansada das propostas e ameaças do investigador, Tereza ficara fora de si, disposta a tudo, nos olhos aquele fulgor de diamante.

Comparado a Peixe Cação, o detective Dalmo (Coca) Garcia é um manequim, um dândi. Moço, roupa bem talhada, na moda, chapéu cinza, arma discreta, a autoridade fazendo-se sentir no físico e no vestuário, no mais idênticos. Apesar da juventude e da elegância, o detective é considerado o pior dos dois, as reacções de quem aspira o pó são imprevisíveis.

Em noite de alucinação, quase estrangula Miguelita, uma paraguaia extraviada na zona da Bahia, que por ele se apaixonou. Não houvessem acudido e ali terminaria a promissora carreira da pequena índia dócil e de voz agradável, intérprete de guarânias.

Quanto ao comissário Labão Oliveira, o melhor é não lhe aprofundar a crónica movimentada, longa, assustadora. Apesar de ordenado relativamente modesto, enriqueceu.

Conforme se viu, não despreza um bom negócio. Já esteve por duas vezes afastado do cargo, sujeito a inquérito, mas nada de desabonador ficou provado contra a sua honra pessoal e conduta profissional. Impoluto, para usar adjectivo pouco gasto na polícia e na zona, horizontes da história da greve do balaio fechado que aqui, a grosso modo, se pretende contar por nela ter-se envolvido de enxerida a citada Tereza Batista.

15

De enxerida, sim. Fazendo a vida na descrição do castelo de Viviana, não exercendo em bordel de porta aberta, morando em casa insuspeita em rua de família e não em pensão de rapariga, Tereza nada tinha a ver com o assunto de mudança.

Contudo, participou da baderna, estando, segundo testemunhas idóneas, entre as desordeiras mais exaltadas e activas.

Na opinião de Peixe Cação, a principal responsável. Razão de sobra para a raiva dos tiras, descarregada sobre ela quando tudo terminou.

Do sertão de onde viera trazia fama de arruaceira, de mulherzinha de cabelo na venta, malcriada. Ninguém a chamara nem lhe pedira opinião, porque se envolvera? Mania de tomar a dor dos outros, de não suportar injustiças, natureza indomável, sediciosa. Como se mulher da vida tivesse direito a meter-se a besta, desobedecendo às autoridades constituídas, enfrentando a polícia, fazendo greve, um fim do mundo.


(click na imagem)

Site Meter