sexta-feira, novembro 18, 2011

TEREZA

BATISTA
CANSADA
DE
GUERRA





Episódio Nº 260




Dono de negócio tão grande e florescente, Vavá deve manter-se em paz com os tiras. Dalmo Coca voltará amanhã no fim da tarde para acertar detalhes. Talvez já traga a erva.

Dois maços de cigarros americanos estão dando sopa em cima da escrivaninha, o detective os põe no bolso, vai-se embora. Inquieto, Vavá baixa a cabeçorra, sem saber o que fazer.

Ao contrário das mulheres da Barroquinha, lia os editoriais das gazetas, tomara conhecimento da campanha pela mudança da zona, mas não chegara a se assustar: bastava haver falta de assunto e os jornais caíam em cima da localização do meretrício. Na véspera, todavia, soubera ter o delegado marcado prazo de quarenta e oito horas para a evacuação da Barroquinha e se alarmara. Agora, ouvindo o tira, convence-se do pior.

A mudança significa para ele prejuízo sem tamanho. Não só pelo transtorno referente ao bordel, um verdadeiro desastre, mas também porque a renda dos seus imóveis, todos alugados a preços altos aos inquilinos mais sérios do mundo, os cafetões e caftinas, viria abaixo, caindo ao nível dos alugueis de casa de família. Talvez a única saída será guardar a maconha para salvar alguma coisa no meio da bancarrota geral.

Se tudo, porém, não passar de traição, de armadilha da polícia? Botam a maconha em seu quarto e invadem a casa, dão o flagrante, acabam com a vida dele. Em momentos assim, o caminho certo é consultar Exu. Amanhã mandará chamar pai Natividade.

Greta Garbo aparece à porta do aposento:

- Tem uma zinha querendo-lhe falar. Uma tal de Tereza Batista.

21

Bateu os olhos em Tereza, caiu de amores, tombou apaixonado. Paixão repentina, amor à primeira vista? Pode-se dizer que sim: pela primeira vez a contemplava em carne e osso, parada na porta a sorrir com o dente de ouro. Pode-se dizer que não, pois a buscara, perseguira e percebera em sonhos mil, visão celeste. Finalmente chegara, Exu seja louvado.

Já ouvira falar sobre Tereza Batista. Soube do caso do punhal de Toledo, a fúria do espanhol Rafael Vedra, corneado por Oxossi, a intervenção de Tereza salvando a vida de Maria Petisco e, ao mesmo tempo, permitindo a fuga do ciumento, duas acções meritórias no código da zona.

Transmitiram-lhe também a resposta desaforada cuspida nas ventas de Peixe Cação; de físico disseram-na formosa e atraente, muito abaixo, porém, do merecido. Na emoção do milagre, Vavá chega a esquecer a visita de Dalmo (Coca) Garcia, aborrecimentos e preocupações. Reitera a Mestre Jegue a ordem de trazer pai Natividade no dia seguinte.

Acresce um novo problema aos anteriores: depois do caso de Anunciação do Crato, também sobre amores Exu é consultado. Vavá vive cercado de inveja, cobiça e traição, precisa de ser defendido por todos os lados.

Entre e tome assento.



(click na imagem)

Site Meter