INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 30 SOBRE O TEMA:
“O MILAGRE DE JONAS” (3)
Jornalismo Sensacionalista
Os Jornalistas que procuram Jesus e Raquel representam, de forma caricaturada, os repórteres de tablóide que abundam na imprensa, rádio e televisão, relutantes em aprofundar e analisar as causas e consequências da transmissão de notícias dramáticas.
Imprensa "amarela" é o nome dado para aos tablóides, ansiosos por notícias sensacionalistas, manchetes assustadoras, histórias de desastres e informações detalhadas sobre crimes, acidentes e escândalos envolvendo personagens populares da política ou do show business.
Desse jornalismo "amarelo" resultou a batalha entre o jornal New York World EUA de Joseph Pulitzer e do New York Journal of William Randolph Hearst, entre 1895 e 1898. Ambos os jornais foram acusados de sobredimensionar este tipo de notícias exclusivas para aumentar as vendas.
The New York Press denunciou o estilo de Hearst e Pulitzer num texto intitulado "Nós os chamamos de amarelos porque eles são amarelos (sinónimo de covarde)".
Em Inglês, "amarelo" significa "amarelo" e também "covarde". Chamando amarelo é chamar de covardes.
Desse jornalismo "amarelo" resultou a batalha entre o jornal New York World EUA de Joseph Pulitzer e do New York Journal of William Randolph Hearst, entre 1895 e 1898. Ambos os jornais foram acusados de sobredimensionar este tipo de notícias exclusivas para aumentar as vendas.
The New York Press denunciou o estilo de Hearst e Pulitzer num texto intitulado "Nós os chamamos de amarelos porque eles são amarelos (sinónimo de covarde)".
Em Inglês, "amarelo" significa "amarelo" e também "covarde". Chamando amarelo é chamar de covardes.
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