quinta-feira, dezembro 15, 2011

TEREZA

BATISTA

CANSADA

DE

GUERRA


Episódio Nº 283


De mãos dadas, sem sombra de preocupação, contentes com a vida. Deitaram-se sobre a relva no Farol da Barra, tomaram água de coco em Amaralina, comeram de merenda acarajé frito na hora, tomaram banho de mar em Piatã, assistiram o crepúsculo desatar-se sobre o mar. Ditosos adolescentes.

Nada sabiam das ocorrências da cidade, de navios de guerra ancorados no porto da Bahia, da polícia ocupando o Maciel, o Pelourinho, o Taboão, a zona chamada do baixo meretrício.

Emergiram da praia e do crepúsculo para o começo da noite na Pituba. Antes de entrar no Restaurante Jangadeiro, onde jantaram moqueca de siri mole com cerveja, Anália tirou a sorte no velho do realejo pelo bico de um piriquitinho verde:

Quem quiser escolher noivo
Escolha pelo chapéu
Se usar chapéu de banda
Não queira que é tabaréu.

Riam-se sem quê nem porquê. Dia mais feliz aquele do balaio fechado, quando por uma vez a Primavera, obedecendo ao calendário, aconteceu na cidade da Bahia.

44

Na Delegacia de Jogos e Costumes, o comissário Labão Oliveira traçara para o doutor delegado o plano de acção.

- Deixe comigo. Boto essas filhas da puta no trabalho, seja como for. Ou abrem o balaio daqui a uma hora ou não me chame Labão de Oliveira. Mudo de nome.

O nome fazia tremer raparigas e caftinas, proxenetas, malandros, contraventores, escrachados marginais ou inocentes cidadãos, quem quer que fosse obrigado a ter qualquer espécie de contacto com o mantenedor da moral e dos bons costumes.

Falava-se à boca pequena em mortes praticadas a frio na polícia, em cadáveres enterrados às escondidas, horrores. Quando certas acusações atingiam as páginas dos jornais, cadê provas?

Naquela tarde até calejados tiras, velhos companheiros de trabalho, associados por vezes em negócios, se assustaram à vista do comissário fora de si, o olhar sinistro. Sinistro, não há outro objectivo. Sensibilidade à flor da pele, considerado um cagão pelos polícias, o bacharel Hélio Cotias sente-se mal e ri, contrafeito, ao aprovar os projectos da competente autoridade.

Um aperto no estômago, aquele bolo subindo, querendo subir pela boca. Custa esforço contê-lo, dominar-se, sobretudo após a estafa da tarde com uma louca. Na intenção de amenizar o clima pesado, o gentleman da polícia propôs dar-se à operação o título de Retorno Alegre ao Trabalho. Não foi feliz, pois o já citado poeta Jehová de Carvalho, em crónica posterior, comentando os acontecimentos, considerou a designação “fúnebre, monstruosa pilhéria, digna de Hitler e dos nazis nos campos de concentração e morte”.

45

No Bar da Elite ou Bar das Putas, à escolha, pois o proprietário não se incomoda, onde o comissário Labão prepara-se para celebrar com o seu estado-maior a conferência final antes de iminente campanha contra as forças do vício em revolta, Camões Fumaça, traficante e viciado, tenta receber o dinheiro que lhe é devido pela monumental carga de maconha. O desaparecimento de Vavá deixara o detective Coca sem ter onde guardar a explosiva mercadoria nem a quem arrancar os cobres para os cinquenta por cento do pagamento combinado – o restante só no fim da lucrativa noite de dólares.

(click na imagem)

Site Meter