sábado, janeiro 21, 2012

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 35 SOBRE O TEMA:

“ SUA SANTIDADE, SUA REVERÊNCIA” (4º e último)


Quanto mais Hierarquia, mais Cerimonial



As formalidades, tanto na linguagem como nas atitudes, sempre tiveram a ver com o uso ou abuso de poder. Um dos maiores desafios na sociedade de hoje para alcançar uma consciência democrática está em que os actos públicos - políticos, sociais, académicos - tanto de direita como de esquerda são sinónimos de protocolos, atitudes estereotipadas e palavras alti-sonantes. Falta-lhes simplicidade e espontaneidade. Um pouco menos de cerimonial seria importante para provocar sentimentos de igualdade.


Todo o formalismo – mais quando é faustoso – é uma maneira de afirmar a hierarquia e, portanto, reafirmar que tem o poder, e quem tem de obedecer.


Ao estudar a parafernália de comportamentos que exigem nos exércitos e na hierarquia da Igreja Católica, o sociólogo peruano e psicanalista William Nugent conclui:


- Quanto mais hierarquia há mais importante é o cerimonial. Pensar que o problema se resume a uma luta entre formalidade e informalidade é um erro importante de avaliação pois os cerimoniais são a principal fonte de reconhecimento de identidades.


As hierarquias das igrejas cristãs não têm sido fiéis à mensagem igualitária e "democrática" de Jesus e, com excepção das autoridades de algumas igrejas protestantes e de algumas autoridades católicas excepcionais, cultivam em seus templos e entre os seus líderes uma pompa anti-evangélica.

Site Meter