sexta-feira, janeiro 27, 2012

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES


À ENTREVISTA Nº 36 SOBRE O TEMA:


“O ATEÍSMO” (3)



Onde está Deus


A questão do significado da palavra de Deus tornou-se mais urgente e dolorosa quando Deus aparece ligado a estruturas de poder explorador e criminoso. Essa ligação histórica é a raiz de muito "ateísmo", especialmente no continente mais cristão e com maiores desigualdades no mundo, que é a América Latina.

A canção do argentino Atahualpa Yupanqui, “Perguntas Sobre Deus” é mais uma entre muitas, que expressam dramaticamente este problema nos anos de maior presença da Teologia da Libertação, que também foram anos de ditadura militar, injustiças sociais em toda a América Latina.
A canção dizia assim:

Um dia eu perguntei / Avô, onde está Deus? / Meu avô ficou triste / e nada me respondeu/ Meu avô morreu nos campos / sem oração ou confissão / o enterraram os índios /flauta de cana e tambor// Na época eu me perguntava:

/ Pai, o que você sabe Deus? / Meu pai se pôs sério e nada me respondeu/ Meu pai morreu na mina / sem médico ou protecção / cor do mineral de sangue / tem o patrão do ouro. / Meu irmão vive nas montanhas / e não conhece uma flor / O suor, a malária, as cobras / a vida do lenhador. / E que ninguém lhe pergunte / se sabe onde está Deus. / Pela sua casa não passou / tão importante senhor/ Eu canto pelos caminhos / e quando estou na prisão / Eu ouço as vozes do povo / que canta melhor que eu/ Há um assunto na Terra / mais importante do que Deus / que é ninguém cuspir sangue / para outro que viva melhor / Que Deus cuida de pobres? / Talvez sim e talvez não. / Mas é certo o almoço / na mesa do patrão.

Site Meter