quarta-feira, fevereiro 22, 2012

COMENTÁRIOS ADICIONAIS



À ENTREVISTA Nº 39 SOBRE O TEMA:


“VIOLÊNCIA SOBRE AS MULHERES” (2)


A Lapidação – Uma Tortura


A lapidação ou apedrejamento é um método muito antigo de execução. É tortura, porque a morte vem lentamente e isso aumenta o sofrimento. O condenado a esta pena está enterrado no chão até meio corpo para que não possa escapar.
À medida que a humanidade toma consciência dos direitos humanos, esta tortura cruel está sendo banida da legislação. Na lei islâmica Sharia, existem crimes sexuais, especialmente o adultério cometido por mulheres, que é punível com apedrejamento, como nos dias de Jesus. Mas esta autêntica barbaridade já não é praticada em todos os países islâmicos. O Código Penal iraniano estabelece o apedrejamento como uma punição por adultério e especifica que as pedras usadas não devem ser grandes o suficiente para matar a pessoa de um ou dois golpes ou tão pequena que não seja considerada como pedras . Segundo a Amnistia Internacional, depois de vários casos detectados na Nigéria, em 2006, detectaram-se ainda outros casos isolados no Afeganistão, Irão e Iraque.
Para evitar juizos simplistas e ter-se uma visão mais completa da situação das mulheres no Islão é muito interessante ler as obras do escritor marroquino Fatema Mernisi. Particularmente provocante para a cultura ocidental é o texto "O Harém no Ocidente" (Oxford University Press, 2006).

Site Meter