quinta-feira, fevereiro 16, 2012

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

À ENTREVISTA Nª 38 SOBRE O TEMA:

“A CASTIDADE” (7)


Como os Fotões

Na vida religiosa e na vida clerical como um "caminho da perfeição" ou "estado superior" nenhuma análise é mais devastadora do que a oferecido pelo teólogo alemão Eugen Drewermann no seu controverso e fundamental livro "Clero. Psychogram de um ideal. " (Editorial Trotta. Madrid, 1995).

Com uma ironia lúcida e a experiência de uma vida de psicanálise, e depois de analisar o trio essencial de negações (desejo sexual, bens pessoais e liberdade pessoal), de que sofre o "clero" (incluindo homens e mulheres religiosos) com os seus três votos por "Deus", Drewermann usou uma metáfora da física quântica:

“Se são fieis ao ideal de sua profissão, vivem quase como fótons, esses elementos infinitamente pequenos e elètricamente neutros, cuja tarefa é iluminar o mundo, mas, se chegam a parar dissolvem-se em nada, porque em estado de repouso a sua massa é nula… Ao estarem totalmente identificados com a sua profissão, têm um medo inato de que sem uma vida de actividade e esforço vão converter-se em nada… Eles estão convencidos de que sua missão é iluminar o mundo e não deixam de pensar que este projecto resulta melhor evitando ter de reagir à menor centelha de humanidade, “a matéria".

E há que repeti-lo uma e outra vez, até à saciedade: No nosso mundo de hoje, ao fim de cem anos após a descoberta da psicanálise, não há santidade credível se não for plenamente humana. No entanto, e de facto, na vida de tantas religiosas - e de tantos sacerdotes - pode ser verificado com sobressalto como a sua "alegria em Cristo" frequentemente sofre de uma total falta de liberdade e se mostra crispada, porque, na prática , é nada mais do que uma atitude imposta, concebida, inclusive contra os próprios sentimentos.

Site Meter