quarta-feira, fevereiro 29, 2012

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

À ENTREVISTA Nº 39 SOBRE O TEMA:
”A VIOLÊNCIA SOBRE AS MULHERES” (7)

Uma Crescente Tomada de Consciência

É uma realidade em toda a parte do mundo a consciência das mulheres e dos homens, sobre a injustiça indescritível da violência contra as mulheres por serem mulheres. Esta tomada de consciência representa um enorme avanço na consciência da Humanidade. O uruguaio Eduardo Galeano refere-se a este acentuar de consciência para reflectir sobre "o medo global" e dar conta do medo das mulheres à violência masculina e o medo dos homens às mulheres sem medo.

A Actual preocupação política

Nenhum processo de tomada de consciência é linear e em muitas partes do mundo, há uma influência ainda muito forte de argumentos religiosos sobre os governos quanto ao papel das mulheres, seus direitos e liberdade de género. Estes argumentos religiosos geram, a curto ou longo prazo violência de várias formas.

Nos países latino-americanos é muito evidente a influência das igrejas e dos seus critérios sobre os governos. Mas não só na América Latina. O Lobby Europeu das Mulheres, uma organização de ONGs de mulheres de 25 países da União Europeia e de 18 organizações europeias e internacionais, emitiu em 27 de Maio de 2006 um relatório sobre "A religião e os direitos das mulheres", fazendo-se eco desta preocupação.

O relatório diz: - “Notamos que o clima político mais conservador durante a última década na Europa e no mundo resultou numa crescente influência da religião - de todas as religiões - na Europa. Reconhecemos a ameaça que representam as religiões ao recusarem questionar as culturas patriarcais que sustentam o papel de mãe, esposa e dona de casa como o ideal e se recusam a adoptar acções afirmativas para as mulheres. Isto é particularmente verdadeiro em duas das principais religiões: a do Islão e do Cristianismo, particularmente na Igreja Católica Romana e também nas correntes protestantes mais fundamentalistas.”
Ver: www.mujereslobby.org

Site Meter