quinta-feira, março 08, 2012

ENTREVISTA FICCIONADA
COM JESUS CRISTO


Nº 41 SOBRE O TEMA:
“A QUEM CONFESSAR"





VIZINHO - Pague-me ou eu mato-te, seu ladrão! Desavergonhado!

JOVEM
– Agora é que vais saber…!

RAQUEL
– Continuamos junto da igreja do Redentor, em Jerusalém. Depois deste incidente inesperado, a rua volta ao normal e a nossa Estação retoma a sua transmissão.

JESUS - Por que lutam aqueles, Raquel?

RAQUEL - Não faço ideia. Talvez por dívidas atrasadas. Mas é um bom momento para pedir a Jesus Cristo, que está connosco novamente, qual é a sua opinião sobre o que vimos. Certamente que no seu tempo não era assim, não se viam destas coisas…

JESUS
– No meu tempo também vi lutas por dívidas e conheci gente violenta… Mas lembras-te, Raquel, estávamos falando ali dentro daquela igreja da confissão de pecados?

RAQUEL
– Sim, falávamos disso …

JESUS – Diz-me, o que vão fazer esses dois desordeiros para se reconciliarem com Deus? Irão confessar-se a um padre que não sabe nada e está escondido em numa gaiola dentro da igreja?

RAQUEL – Embora eu não seja o entrevistado, mas sim o senhor vou dizer -lhe … que ... acho que deveria ser resolvido entre eles.

JESUS
- Tu o disseste.. Não faz sentido que eu ofenda Matatias e me confesse a Zacarias.

RAQUEL - E não seria melhor que pedissem perdão directamente de Deus?

JESUS – É que se não pedes desculpas a teu irmão, a quem vês, como podes pedir desculpas a Deus, que não vês? Se não devolves a quem roubaste, a quem vais devolver?

RAQUEL - Defina-se, Jesus Cristo. Que fazemos com o chamado sacramento da confissão?

JESUS - Essa confissão, como explicou o teu amigo a quem telefonaste, está cheia de medos e culpas de muitas pessoas. Tens que esquecê-la.

RAQUEL - Assim, de acordo com o senhor, o que deve ser feito para conciliar as duas pessoas que andam inimigos?

JESUS – Que dialoguem os dois, sozinhos. Que se perdoem entre si.

RAQUEL - E se não chegarem a acordo?

JESUS – Que procurem um terceiro e conversem.

RAQUEL - E se tão pouco entre os três resolverem o problema?

JESUS - Bem, nesse caso, submetam-no à comunidade. Era assim que fazíamos no nosso movimento. Lembro que uma vez Pedro estava zangado com Tiago e o João, por algo que disseram. Esquece isso agora, Pedro, disse eu. Não é a primeira vez que estão conspirando, disse-me ele. Perdoa-lhes, Pedro. Quantas vezes devo perdoar esses dois zaragateiros? Duas, quatro, sete vezes?

RAQUEL - E o que disse o senhor?

JESUS - Não até sete, mas setenta vezes sete, Pedro. Essa é a confissão que tem valor, o perdão entre irmãos.

RAQUEL - Mas senhor Jesus Cristo, eu consultei os Evangelhos e aqui, no de João, diz claramente para os sacerdotes: "Se perdoarem os pecados eles ficam perdoados." E em Mateus também diz: “O que ligares na terra continuará ligado no céu" Então?

JESUS - Então, nada. Eu disse isso, mas não a um padre. Eu disse para a comunidade. A comunidade é que perdoa e não os sacerdotes. É na comunidade onde nós nos perdoamos, não nos cantos escuros dos templos.

RAQUEL - Nem nesses cultos de oração e de milagres, onde os pastores, pregadores, cantam, gritam e perdoam a multidões?

JESUS - É que não precisamos de sacerdotes, pastores ou pregadores para perdoar pecados. O que eu disse foi simples. Se tu ofenderes alguém, pede-lhe perdão e não repitas a ofensa. Se alguém te ofender perdoa-lhe. E Deus, que vive na comunidade sabe o que está no teu coração e também te perdoará a ti. Setenta vezes sete te perdoará… sempre.

RAQUEL - Com estas novas afirmações de Jesus Cristo, nós concluímos por hoje a nossa transmissão. Raquel Perez, Emissoras Latinas, Jerusalém.

Site Meter