segunda-feira, março 26, 2012

INFORMAÇÕES ADICIONAIS À ENTREVISTA


Nº 43 SOBRE O TEMA: “JESUS E A SIDA” (4)

A Virtude que está em jogo não é a da Castidade, mas a da Justiça



A defesa da vida, a ameaça à sobrevivência dos indivíduos, famílias e comunidades de hoje, obriga a uma reflexão teológica sobre a epidemia da SIDA.

A opção da libertação para os pobres, justiça, misericórdia, são categorias de abordagem bíblica e teológica para a SIDA e seus impactos na sociedade global em que vivemos hoje. Diante deste desafio, os teólogos de todo o mundo percebem que há uma falta de reflexão teológica.

Segundo o Padre Leonard Martin, professor de Ética em Ceará, Brasil, é um déficit e um desafio que ainda não foi aceite nem pela teologia europeia ou pela teologia da libertação latino-americana.

Considera que o enfoque de género ressalta ainda mais o défice e o desafio, porque está provada a especial vulnerabilidade das mulheres à epidemia pela cultura machista que impera no mundo. No campo da teologia moral, o sacerdote Enda McDonagh, um professor na Irlanda, diz que a primeira resposta teológica de um discípulo de Jesus e promotor do Reino de Deus é fazer uma sociedade justa e, no caso da SIDA, a virtude em jogo não é a castidade, mas sim a da justiça, entendida não só como o justo, mas também como a transformação das estruturas para alcançar uma sociedade justa.

Estas e outras ideias surgiram no âmbito da primeira consulta teológica católica e latino- americano sobre SIDA organizada pela Caritas Internacional, realizada em San Salvador, em Setembro de 2001. Um relato interessante deste encontro, que documenta várias iniciativas e projectos religiosos latino-americano como uma resposta católica à epidemia em www.envio.org.ni num texto intitulado "SIDA: um sinal dos nossos tempos" do especialista neste tema da Nicarágua, Pascual Ortells.

Site Meter