sábado, março 17, 2012

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

À ENTREVISTA Nº 42 SOBRE O TEMA:

“DELITO OU PECADO” (5)

"Em nome do Pai"



O tema dos padres abusadores sexuais foi especificamente abordada em outros livros. Para além da valiosa documentação reunida por Yallop, recomendamos ainda "Abuso de Crianças na Igreja Católica", pelo jornalista espanhol Pepe Rodriguez (Ediciones B, 2002) e "Em nome do Pai - Predadores sexuais na Igreja ", do jornalista mexicano Carlos Fazio (Ocean Publishing, 2004) No prefácio de seu livro diz Rodriguez.

No Prólogo do seu livro diz Rodrigues: Neste livro, os abusos sexuais infantis cometidos por membros do clero ou por qualquer outro, são tratados como "crimes", não "pecados",já que, em todos os sistemas democráticos jurídicos do mundo são definidos como uma conduta criminosa sexual com menores.

No livro de Fazio estão documentados por extenso vários casos, especialmente um dos mais repulsivos, o do venerado e poderoso fundador dos Legionários de Cristo, Marcial Maciel, um amigo pessoal do Papa João Paulo II, que soube dos seus crimes e nunca fez nada contra ele.


O cinema também tocou neste assunto. Destacamos "As crianças de São Vicente" (1994), dirigido por John N. Smith, que narra um caso real ocorrido num orfanato no Canadá, e "Má Educação" (2004), do Director Cinematográfico espanhol Pedro Almodóvar, que estruturou o guião a partir das suas memórias pessoais.

Site Meter