quinta-feira, março 22, 2012

Mariza Monte (continuação)

Mas eis que no meio de tudo isso uma voz vem surgindo, a força da renovação que tanto procurávamos se faz presente, não estamos vencidos, e a melodia doce, suave, forte de seu canto vem nos dizer que a musica brasileira sobrevive, altiva conquistando o merecido aplauso. Essa voz que nos encantou dando um sopro de esperança à musica popular contribuindo para uma reflexão e revisão de alguns conceitos erróneos vinha de uma bela e jovem interprete, Marisa Monte. Seu disco de estréia em 1989 arrasou, seu talento venceu as barreiras da mediocridade que se generalizava, em seu canto não havia apelação, apenas talento. Diante da grande crise de renovação que se operava, ela veio como um furacão a mostrar os caminhos seguros que a musica popular brasileira deveria seguir, percebeu o passado e o cantou de modo exuberante, sua interpretação de Rosa de Pixinguinha é sublime, observou que o cenário do pop/rock não era feito apenas de artistas liquefeitos e buscou o que eles tinham de melhor a oferecer e cantou Comida dos Titãs de maneira inesquecível.


Seguiram-se outros trabalhos e a sua voz mantinha (mantêm) com galhardia a tradição de nossas grandes cantoras. Uniu-se aos melhores artistas de sua geração e com eles mostrou seu talento de compositora, verificou que a cena musical caminhava para uma reestruturação conceitual e era preciso abrir alas e mostrar sua verdadeira face, muito escondida, assim surge a produtora e divulgadora do samba de raiz em magníficos trabalhos junto com a Velha Guarda da Portela valorizando e divulgando a autentica musica nacional.


Entre seus discos, todos excelentes, destaca-se Verde anil amarelo cor de rosa e carvão, lançado em 1994, em que seu talento de compositora se sobressai em canções como, Na estrada , com Nando Reis e Carlinhos Brown, De mais ninguém e Bem leve , com Arnaldo Antunes, O céu e Enquanto isso , com Nando Reis. Conquistou também o premio de melhor clip do ano com Segue o seco , de Carlinhos Brown. Demonstrando que sabe aliar com maestria o tradicional e o novo, Marisa Monte interpreta de modo definitivo os sambas Dança da solidão , de Paulinho da Viola e Esta melodia , de Bubu da Portela e Jamelão.
Numa época de incertezas e descaminhos a voz e o talento de Marisa Monte recolocou a musica popular brasileira novamente nos trilhos reafirmando nossa vocação para a superação.

Luiz Américo Lisboa Junior Itabuna, 19 de outubro de 2005.



MARISA MONTE - ONTEM AO LUAR



Site Meter