quarta-feira, março 21, 2012

GABRIELA

CRAVO
E
CANELA







Episódio nº 53



Assunto delicado e delicioso, daria lugar às piadas do Capitão e de João Fulgêncio, a sarcásticos comentários de Nhô-Galo, a gostosas gargalhadas. Tonico Bastos não tardaria a estar rondando a dançarina, mas desta vez teria Mundinho Falcão pela frente.

Não fora certamente por amor às suas danças que o exportador a trouxera, rebocando o marido de piteira, pagando certamente as passagens. Havia o jantar do dia seguinte, da Empresa de Ónibus. Saber os motivos por que tal e qual não haviam sido convidados. E as novas mulheres do cabaré, a noite com Risoleta…

Nem de propósito, Nhô-Galo entrava no bar, devia estar na Mesa de Rendas:

- Fiz a besteira de voltar para casa depois da chegada do Ita, dormir até agora. Me dá um trago, vou trabalhar…

Serviu-lhe a mistura habitual de vermute e cachaça.

- E a zarolha, hem? – Nhô-Galo ria – Você ontem estava grandioso, árabe, grandioso! – afirmava depois da constatação de um facto – O mulherio aqui está melhorando, não há dúvida.

- Nunca vi mulher tão sabida… - Nacib sussurrava detalhes.

- Não me diga, senhor!

O negrinho Tuísca chegava com a sua caixa de engraxar, trazia um recado das irmãs Dos Reis: estava tudo em ordem, Nacib podia ficar descansado. À tarde mandariam dois tabuleiros.

Por falar em tabuleiro, me serve alguma coisa para acompanhar. Um tira-gosto qualquer.

- Não tá vendo que não tem? Só de tarde. Minha cozinheira foi embora…

Nhô-Galo fez-se engraçado:

- Porque você não contrata Machadinho ou Miss Pirangi?

Tratava-se dos dois invertidos oficiais da cidade. O mulato Machadinho sempre limpo e bem arranjado, lavadeira de profissão, em cujas mãos delicadas as famílias entregavam os ternos de linho, de brim branco HJ, as camisas finas, os colarinhos duros. E um negro medonho, servente na pensão de Caetano, cujo vulto era visto à noite na praia, em busca viciosa. Os moleques atiravam-lhe pedras, gritavam-lhe o apelido: “Miss Pirangi! Miss Pirangi!”

Nacib danava-se com o conselho motejador:

- Vá à merda!

- Vou mesmo, vou para a repartição. Fazer que trabalho. Daqui a pouco volto, quero saber a noite de ontem, tintim por tintim.

O movimento crescia no bar. Nacib viu quando, das bandas da praia, surgiram o Capitão e o Doutor, ladeando Mundinho Falcão. Conversavam animados, o Capitão gesticulava, de quando em quando interrompido pelo Doutor.

Mundinho ouvia, concordava com a cabeça. Ali havia coisa… - pensou Nacib. Que diabo fazia o exportador em companhia dos dois compadres? Desembarcado naquela manhã, ausente quase um mês, Mundinho deveria estar em seu escritório recebendo os coronéis, discutindo negócios, comprando cacau.

Esse Mundinho Falcão era inesperado, fazia tudo diferente dos demais. Lá vinha ele, como se não tivesse negócios a resolver, fregueses a atender e despachar, conversando na maior das animações com os dois amigos.


(Click na imagem)

Site Meter