sexta-feira, abril 06, 2012

Clubismo só Encapotado

«De João Gobern só havia a esperar, mesmo em pleno estúdio de televisão, que ao saber de um golo dramático do Benfica, o saudasse. O que fazia ele no estúdio de televisão? Opinava sobre futebol. Pois foi o que Gobern fez, e bem, de punho no ar. Ao contrário do que pensam os geómetras das linhas de passe e os aritméticos da situação de um para um, o futebol não é nada disso, é um jogo, é paixão. Esses nossos parolos cientistas da bola que falam dela como ninguém usa no mundo do futebol televisivo, exceto por cá, fazem passar a objetividade da opinião em futebol como uma virtude, quando é uma forma capada de o contar. As melhores páginas em língua portuguesa sobre futebol são de Nelson Rodrigues, cegueta incapaz de ver o relvado do meio da bancada do Maracanã, mas que narrava um jogo como ninguém, só iluminado pela cegueira pelo seu Fluminense. Soubessem as televisões o que é o futebol e só tinham gente sincera e talentosa a torcer pelos seus clubes ou, então, quem se derreta seja pela bola colada ao pé esquerdo de Messi, seja pela arrancada de galgo de Cristiano, torcendo pelo mais belo jogo do mundo. Gobern foi despedido por se emocionar com o futebol - quando essa era uma das justificações para ele ter sido escolhido. Entretanto, continuam os trios de amanuenses, cada um posto lá porque a direção de um clube o escalou, e que fingem que são imparciais em qualquer penálti, seja na "nossa" área, seja na "deles".» [DN]

Autor: Fonseca Fernandes


Nota - Diáriamente, leio as notas de Fonseca Ferreira no D.N. e agora percebem por quê. Dentro do meu Sportinguismo sofredor de há muitos anos, tantos que já nem me lembro, procuro ser isento e esse esforço que tenho de fazer, diz-me que o futebol, para os adeptos, é paixão, alegria, tristeza, sofrimento, em suma emoção. Também eu detesto as análises científicas de certos comentadores com os seus "pivôs" e as fórmulas matemáticas dos (4x3x2x1 ou 3x2x4x1) quando, o que eu vejo em campo, são 2 equipas, 11 jogadores de cada lado menos os que são expulsos, e em que cada equipa joga aquilo que a outra deixa jogar. Digam-me o nome dos jogadores que intervêm em cada jogada, uma ou outra explicação clarificadora e o resto vejo eu.


João Gobern é um óptimo profissional da Rádio e da TV, inteligente, culto... um belo conversador. Como estava num programa da TV como comentador, analista, o que quiserem, não podia ter nenhuma manifestação clubística mas ele não se conteve e ... foi despedido.

Claro que, quem perde somos nós que ficamos privados de o ouvir. É assim numa sociedade cínica e hipócrita. Um abraço de um sportinguista para um benfiquista.

Site Meter