segunda-feira, abril 09, 2012

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 45 SOBRE O TEMA:

“O DIABO EXISTE?” (1)

Tentado pelo Diabo




Em três dos quatro Evangelhos, (Mateus 4:1-11, Marcos 1,12-13, Lucas 4:1-13) conta-se a história de Jesus que vai 40 dias para o deserto, onde é tentado pelo diabo. Esta é uma história inteiramente simbólica.
O povo de Israel acreditava que o deserto era uma terra amaldiçoada por Deus, por que as suas terras eram estéreis e onde só podiam viver animais selvagens e demónios. Também era um lugar perigoso, onde um homem podia ser posto à prova e sucumbir à tentação. Durante 40 anos o povo tinha peregrinado pelo deserto, superando teste após teste até chegar à Terra Prometida. Este é o quadro simbólico no qual é contada a história dos Evangelhos.
A cultura religiosa e o estilo literário da época em que foram escritos obrigavam a uma história em que tinha de haver um tentador que encarnava a tentação.
As provas a que Jesus foi submetido eram também simbólicas. Elas apareceram já no relato da peregrinação dos hebreus no deserto (Deuteronômio 8,3, 6,16, 6,13). O povo caiu na tentação da acumulação, da desconfiança e da arrogância. Jesus manteve-se fiel. Os autores dos evangelhos queriam expressar, neste contraste, que a história pessoal de Jesus resgatava a história colectiva de seu povo.

Site Meter